Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 31 de março de 2023

A Verdade vos libertará


«Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará» (Jo 8,31-32).

Este texto do evangelho de São João pode ajudar-nos a contemplar as figuras de Jesus e de Nossa Senhora, no contexto da procissão do Senhor dos Passos: Ele nada esconde, Ela tudo revela; Ele mostra quem somos, Ela aponta para aquilo que devemos ser; Ele é o servo sofredor, Ela a Senhora das Dores…como protótipo da própria Igreja, neste tempo em especial.

Olhemos vários campos da vida em que a Verdade se torna essencial para viver e testemunhar:

* Na família – nas relações entre os cônjuges, entre pais e filhos, irmãos uns para com os outros, entre mais novos e mais velhos, descendentes, ascendentes e colaterais… Viver a verdade como ligação entre todos, pelas palavras, pelas atitudes, pelos pensamentos e desejos.

* Na Igreja – onde todos se sintam irmãos, se respeitem, se deixem cuidar, em que vivam a fraternidade e promovam a paz… Mais do que uma verdade teórica e de proposta para os outros, mas como lição primeira, aprendida e sempre a aprender.

* Na comunicação social – onde queremos que se diga sempre e só a verdade e não se exalte a mentira nem se faça da vaidade a promoção de uns tantos sobre o resto. Mais do que uma verdade de fachada que se consiga mostrar a verdade como valor sem preço.

* No mundo do trabalho (empregadores e empregados) – onde se deve fazer da justiça um código de conduta sincero e audaz. Mais do que cada ter a sua verdade, importa todos sejam promotores da verdade com atos mais do que com meras palavras.

* Na escola – onde se aprende e ensina a verdade, numa conjugação de meios, de atitudes e de comportamentos que dignifiquem quem os pratica e se faça de cada estabelecimento escolar um espaço de educação e de cultura com futuro, numa contínua abertura aos valores humanos e cívicos.

* Na justiça – onde se promova a verdade com sentenças justas e mais do que castigar se prepare a conjugação de todos e com todos os meios para que a correção queira lançar bases para um futuro seguro de toda a sociedade.

* Na política – onde a verdade se conjugue em todos os tempos e modos, acreditando e fazendo crer que as palavras correspondem aos atos pela confiança uns nos outros e de todos no serviço comum e desinteressado.

* Na saúde – onde tudo se faça pela verdade, cuidando do bem-estar de todos numa harmonização de meios, de estratégias e de prestação de serviços, servindo a vida e nunca por nunca favorecendo qualquer opção pela morte.

* No desporto – onde aquilo que faz cantar vitória seja resultado do bom desempenho e não pelo uso de artimanhas de uns em desfavor de outros. Pela verdade desportiva e nunca pelas falcatruas de bastidores.

* Verdade cada um consigo mesmo – tendo a consciência acertada com os valores do Evangelho e não pelo engano ou a mentira. A verdade, de fato, liberta e nunca engana.

* Verdade para com os outros – onde aquilo que se diz corresponda àquilo que se faz, sem tropelias nem dissimulações, pois os outros merecem o nosso respeito em todo o tempo e em todos os lugares.



António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário