Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Dinâmica da oração (oficial) das JMJ 2023

 

Nossa Senhora da Visitação, que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel, fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam para lhes levarmos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor!

Iremos apressadamente, sem distração nem demora, antes com prontidão e alegria.
Iremos serenamente, pois quem leva Cristo leva a paz, e o bem-fazer é o melhor bem-estar.
Nossa Senhora da Visitação, com a vossa inspiração, esta Jornada Mundial da Juventude
será a celebração mútua do Cristo que levamos, como Vós outrora.
Fazei que ela seja ocasião de testemunho e partilha, convivência e ação de graças, procurando cada um o outro que sempre espera.
Convosco continuaremos este caminho de encontro para que o nosso mundo se reencontre também, na fraternidade, na justiça e na paz.
Ajudai-nos, Nossa Senhora da Visitação, a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!

Esta oração dita ‘oficial’ das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, tem uma dinâmica muito própria, que será útil e conveniente captar, entender e viver.
Desde logo está construída sobre a passagem que serve de tema ao evento - a visitação de Nossa Senhora a santa Isabel, no evangelho de São Lucas 1,39-45. Disso se dá conta pelo uso dos advérbios de modos - apressadamente, serenamente - tão típicos da teologia de São Lucas, naquilo que tem de ‘pressa’ de acolhimento e anúncio de Jesus e do seu reino.
Vejamos algumas pistas desta oração:

* Dinâmica de saída - ‘Fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam’. Como se tem visto pela peregrinação dos símbolos da JMJ - a cruz e o ícone de Nossa Senhora - há um apelo a ir ao encontro de tantos que, possivelmente sem o saberem, esperam algo, não só da vida como deste acontecimento que está, mesmo sob ameaças várias, a mobilizar os jovens. Sair implica desinstalação e capacidade de levar algo, que seja novo e com novidade.

* Urgência do anúncio - ‘Iremos apressadamente, sem distração nem demora, antes com prontidão e alegria’. Eis qualidades a ter em conta, neste ambiente narcotizado em que vamos vivendo: sem distrações - o essencial; sem demora - o necessário; com prontidão - hoje, que amanhã já é tarde; com alegria - verdadeira e contagiante.

* Comunicação de um Cristo (Evangelho) vivo - ‘Levarmos o Evangelho vivo: Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor!... ‘Quem leva Cristo leva a paz, e o bem-fazer é o melhor bem-estar’. As JMJ não são um encontro de cariz social nem político, mas tem presente uma pessoa: Jesus, vivo e ressuscitado, que continua a interpelar o nosso tempo. Os símbolos são algo que faz perceber a história de ontem e de hoje: quantos milhões de pessoas, nestes quase quarenta anos de jornadas, rezaram, choraram, tocaram e se deixaram tocar por eles. Assim, nós, hoje, temos uma mensagem que continua a ser urgente levar a tantos infelizes e necessitados da presença de Jesus nas suas vidas, como queremos que esteja mais e mais nas nossas...

* Oportunidade de testemunho - ‘Fazei que ela [a JMJ] seja ocasião de testemunho e partilha, convivência e ação de graças, procurando cada um o outro que sempre espera’. A preparação da festa dirá do nível da mesma. Assim as JMJ são uma oportunidade de fazer ver e crer que os jovens continuam atraídos e fascinados por Jesus. Mais uma vez poderá ser útil trazer para esta partilha a frase do Padre Tardiff: ‘não importa qual a razão pela qual vem, interessa saber como vão’! Portugal está a viver um tempo de graça, assim o saibamos ver e viver...

* Confiança e entrega - ‘Convosco [Maria] continuaremos este caminho de encontro para que o nosso mundo se reencontre também, na fraternidade, na justiça e na paz’. Se Nossa Senhora é a guia destas JMJ, assim devemos confiar-lhe os frutos deste acontecimento de Igreja, pois n’Ela e por Ela saberemos escutar o que o Espírito de Deus nos diz sempre em maior fidelidade à vontade de Deus.

Que consigamos rezar com maior fervor, atenção e compromisso - diário, pessoal e comunitário - esta oração, de modo a que se cumpra o que nela pedimos.

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário