Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sábado, 27 de fevereiro de 2021

Palonços a mangar…

 


As palavras contidas neste título precisam, minimamente, de serem explicadas, até para que se possam compreender os objetivos deste texto e, sobretudo, os sujeitos/destinatários/intervenientes.

Comecemos pela palavra ‘palonço’, trazendo para aqui, antes de mais, a estória dos ‘amigos da onça’:

Dois caçadores conversam num acampamento:
- O que farias se estivesses agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente? Dava-lhe um tiro.
- E se não tivesses nenhuma arma de fogo? Matava-a com uma faca.
- E se não tivesses uma faca? Apanhava um pau para me defender.
- E se não tivesses nenhum pau? Subiria à árvore mais próxima!
- E se não houvesse nenhuma árvore? Fugia a correr.
- E se ficasses paralisado pelo medo?
Então, o outro, já irritado, replicou: mas, afinal, tu és meu amigo ou amigo da onça?

Se tivermos na composição da palavra ‘palonço’ esse termo ‘onça’, então, poderíamos desmontar a compreensão de que um ‘palonço’ possa, sem se dar conta, ser amigo da onça mais reflexivo do que ativo ou passivo.
Onde se poderá radicar ainda a primeira parte da palavra - ‘pal’? Será uma abreviação de ‘palerma’? Será, por outro lado, uma mutação de ‘papalvo’, no significado de imbecil, parvo...
Eis em resumo significados de ‘palonço’: pessoa que se deixa facilmente enganar e prejudicar; pessoa que revela ingenuidade e falta de bom senso; pessoa que é pouco inteligente...
Por outro lado, explicando o outro termo usado no título. Que quer dizer: ‘mangar’? Na gíria popular pode significar: ‘fazer troça’, ‘escarnecer’, ‘zombar com a cara de alguém’...  podendo ainda envolver ‘fingir’, ‘mentir por brincadeira’.

Numa palavra: ‘palonços a mangar’ podem ser uns tantos a fazer chacota com os outros ou ainda que uns brincam jocosamente com os outros, rotulando-os de bacocos – outro termo da gíria – para envolver quem ‘não é muito esperto’ ou passa por ser ‘ingénuo’... 

= Vejamos, por isso, situações ou episódios, figuras e personagens, acontecimentos ou façanhas de palonços que andam por aí a mangar uns com os outros e com todos nós:

* Muitas das notícias –  verdadeiras ou falsas – têm subjacente mais um criar de intoxicação do que um autêntico sentido de informação. Tantas agências e empresas de comunicação fazem de nós palonços e estão a mangar connosco, seus súbitos, na maior parte das vezes, acríticos, anódinos e amorais... julgam eles!
A maior parte dos comentadeiros/as arregimentados por essas agências – na escrita, na rádio, na televisão ou nas redes sociais...em conjunto ou separadamente – são mais vendedores da mesma produção da empresa, que os contratou e eles paga, do que fazedores de opinião...que poucos acabarão por não apreciar, se descubrirem o logro em que estamos metidos.

Porque nos tentam impingir programas como ‘a hora da verdade’ ou o ‘polígrafo’? Acham que somos tão palonços e ainda não percebemos que, se é preciso escarafunchar mentiras, não será por sentirmos que estão a mangar com um tal foguetório de isenção?

* As longas e quase intermináveis discussões do futebolês gastam mais tempo do que os jogos. Se uns tantos têm o exclusivo pago para a visualização dos jogos – tem faltado coragem governamental para liberalizar em canal aberto as transmissões em tempo de pandemia – outros entretêm-se a limpar o osso dos casos, das intrigas clubísticas, das arbitragens, dos investimentos sem retorno desportivo... Há emblemas que vendem mais do que os outros, isto é, vemos mais palonços entretidos com a mangação fora das-quatro-linhas e o ambiente vai fervilhando...

* Que dizer da gestão política – governo, oposição, presidente e da população em geral – desta pandemia do covid-19? O tal ‘programa de recuperação e resiliência’ não parece ser um hino ao paloncismo nacional, mangando com zé-povo? Menos de um ano de covid matou mais do que 13 anos de guerra colonial... Ainda temos dúvida: somos palonços e estão a mangar connosco!

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário