Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Diretrizes para a proteção de menores e adultos vulneráveis

 


Com data de meados de novembro, mas tornada publica no dia um de janeiro, a Conferência Episcopal Portuguesa apresentou as diretrizes sobre a ‘Proteção de menores e adultos vulneráveis’.

O documento, num total de trinta pontos, tem: uma introdução (n. os 1 a 5); os princípios inspiradores (n. os 6 a 8); âmbito de aplicação (n. os 9 a 10); a formação dos candidatos ao ministério ordenado e à vida consagrada (n. os 11 a 12); agentes pastorais (n. os 13 a 15); atividades pastorais (n. os 16 a 22); comissões diocesanas (n. os 23 a 25); prevenção de casos de abuso (n. os 26 a 27); tratamento de casos de abuso sexual de menores e adultos vulneráveis (n. os 28 a 29); promulgação (n.º 30).

«Os Bispos portugueses desejam reiterar um renovado compromisso de fazer tudo o que esteja ao seu alcance para que os fiéis, a começar pelas crianças, adolescentes, jovens e pelos mais vulneráveis, possam encontrar na Igreja um ambiente sadio e seguro, onde o encontro com Deus, com a sua Palavra e com a sua presença viva e real na Eucaristia possam transmitir a sua graça e beleza sem quaisquer obstáculos» (n.º 3).

Traçado, de algum modo, o objetivo-geral deste documento da CEP podemos esmiuçar alguns aspetos nele contidos.

- Desde logo estas diretrizes «pretendem ser um instrumento à disposição da Igreja em Portugal para a aplicação das normas pastorais e jurídicas publicadas desde 2012» (n.º 4). Efetivamente a década decorrente entre 2010 e 2020 foram um trazer à luz do dia de tantos dos tristes casos de ‘abuso sexual de menores’. Isto foi de tal ordem que, de alguma forma, levou Bento XVI a resignar em 2013, alquebrado pelo peso de tantas situações em diversas partes do alcance católico!

- Quais os princípios inspiradores do combate a esta ‘chaga fétida’ na Igreja? Condenando a «abominável realidade do abuso sexual de menores e de adultos vulneráveis, e as terríveis consequências que esta realidade teve e continua a ter na vida das vítimas desses abusos» (n.º 6), faz-se um apelo ao testemunho de vida de quantos «exercem alguma função ou prestam a sua colaboração» na Igreja, por forma a serem promovidas «condutas que assegurem a todos um ambiente absolutamente seguro, transparente, alegre e cheio de esperança» (n.º 7). Alicerçando estas diretrizes no magistério pontifício mais recente há uma referência «à colaboração com as autoridades civis e recorrendo a especialistas qualificados de várias áreas disciplinares», propondo «a urgência de promover uma formação específica dirigida aos agentes pastorais», tendo ainda presente «a necessidade de tratar, com mecanismos eficazes... desde o momento da sua sinalização ou denúncia até à conclusão dos procedimentos canónicos, civis e pastorais previstos», sem nunca esquecer «a importância de dar prioridade à prevenção de abusos» (n.º 8), na sociedade e na Igreja.

- O âmbito de aplicação destas diretrizes são: «as dioceses, paróquias, pessoas jurídicas canónicas e demais instituições eclesiais, incluindo os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica... Todos os clérigos, religiosos/as e leigos/as consagrados/as a exercer o seu ministério e a sua atividade pastoral em território português; os leigos/as, na medida em que participem no âmbito das iniciativas ou atividades promovidas pela Igreja Católica em Portugal» (n.º 9).  

- Dá-se uma nota específica sobre os candidatos ao ministério ordenado e à vida consagrada, referindo que «devem adotar-se os meios necessários para o conhecimento aprofundado das pessoas que se apresentam como candidatas ao sacerdócio e à vida consagrada no âmbito eclesial e ter-se um cuidado particular na sua admissão aos seminários e a outras casas de formação» (n.º 11). Estamos no âmbito da prevenção, tanto na seleção como no discernimento. Talvez seja preciso ser mais exigente!

- Dado que os ‘casos’ aconteceram na designada ‘vida pastoral’, o documento tenta definir quem são os agentes pastorais e aquilo que se entende por atividades pastorais. A escolha de agentes pastorais (clérigos ou leigos) deverá ter em conta «uma análise da idoneidade dos candidatos a interagirem com menores e adultos vulneráveis» (n.º 13), sem ser descartada a possibilidade de requerer atestados civis ou certidões de registo criminal, Os tais agentes devem receber formação em como prevenir ou identificar possíveis casos, «bem como promover um ambiente sadio dentro das atividades promovidas pela Igreja» (n.º 14). Quanto às atividades pastorais, «nas quais tomem parte menores e adultos vulneráveis, tutelar a sua segurança deve ser uma prioridade de todos» (n.º 16), tanto pela prudência no como trato ou pela informação e respeito entre todos.
Depois de elencar uma série de proibições na relação entre os agentes pastorais e os menores e os adultos vulneráveis – de não castigar (corporal ou psicologicamente), de não descrimnar ou até de fotografar/filmar sem consentimento explícito dos pais ou tutores (n.º 17) – refere-se que «as atividades pastorais devem ter lugar em locais adaptados às idades e à situação dos menores e adultos vulneráveis» (n.º 18)... à vista de tudo e de todos! É ainda recomendado que «todos estes mecanismos devem respeitar a normativa canónica e civil aplicáveis, nomeadamente no que se refere ao tratamento e proteção dos dados de todos os envolvidos» (n.º 22).
- Das comissões diocesanas...à prevenção (denúncia!) de casos – «cada Bispo dote a comissão diocesana de proteção de menores e adultos vulneráveis de pessoas verdadeiramente especialistas nas várias áreas que envolvem a prevenção, formação, acompanhamento e escuta, tanto dos menores e adultos vulneráveis como dos seus responsáveis» (n.º 23). Por seu turno, sobre a pretensa prevenção, diz o documento da CEP que «a Igreja, a nível local, procure estabelecer parcerias em colaboração com outras instituições, no âmbito da educação, da assistência social e da cultura de modo a fomentar, em toda a sociedade, uma consciencialização da necessidade de prevenir comportamentos de risco no que se refere à proteção de menores e adultos vulneráveis» (n.º 27).
- Como resolver/tratar os casos das vítimas de abusos? Diz-se: «todos os membros da Igreja, [devem estar] disponíveis para escutar, acompanhar e garantir uma adequada assistência médica, espiritual e social às vítimas dos abusos e aos seus familiares, no âmbito das atividades eclesiais» (n.º 28).

Temos as orientações. Assim as saibamos ler, interpretar e cumprir dentro da justiça cristã e da misericórdia divina!

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário