Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 6 de julho de 2021

‘Sinais e imagens no evangelho de São João’


 No próximo dia 17 de julho vai ser apresentado e lançado, em Forjães (Esposende), o livro ‘Sinais e imagens no evangelho de São João’ de António Sílvio Couto, numa edição mais uma vez da Paulinas Editora. Participam nesta iniciativa D. Gilberto Canavarro dos Reis, bispo emérito de Setúbal e José Carlos Carvalho, professor na UCP-Porto.

A publicação deste livro – ‘Sinais e imagens no evangelho de São João’ – pretende assinalar o 38.º aniversário da ordenação de padre do autor, que ocorre no dia 17 de julho.

Na contracapa deste texto, extraído do prefácio, escreve o Padre Doutor João Lourenço, professor de Sagrada Escritura na UCP-Lisboa:

«O texto que o P. Sílvio Couto aqui nos oferece, partindo da sua experiência e sensibilidade de Pastor, destaca de forma maravilhosa as dimensões do texto joanino, focando a sua aplicabilidade nas mais diversas áreas e temáticas pastorais.

Para documentar este contributo do IV Evangelho, o P. Sílvio faz uma análise dos sinais e das imagens do texto, focando essencialmente a riqueza que estes elementos (sinais e imagens) carregam em si, destacando, em simultâneo, os documentos e a forma como o magistério eclesial os propõe para fundamentar as dimensões humanas e espirituais que a pastoral da Igreja deve valorizar nos tempos atuais: criar comunidades de proximidade que tenham no Cristo ressuscitado a sua centralidade.

O modo como o autor combina e entrelaça as releituras entre 'sinais', 'imagens' e 'documentos’ de caráter pastoral (eclesiais) parece-me muito adequada, bem conseguida e uma boa oportunidade para fazer essa correlação que nem sempre é feita e muitas vezes não é conseguida. O facto deste trabalho ter na sua base uma boa prática pastoral ajuda a aprofundar as releituras feitas e a tornar viva e dinâmica a reflexão que o autor empresta à sua obra».

No texto, com cerca de 240 páginas, são analisados os sinais e as imagens com que o evangelista São João nos explica e apresenta Jesus.

O elenco dos sete ‘sinais’: as bodas de Caná, cura do filho de um funcionário real, cura do paralítico, multiplicação dos pães, caminhar sobre as águas, cura do cego de nascença e ressurreição de Lázaro.

A lista das sete ‘imagens’: Eu sou o ‘pão da vida’, Eu sou a ‘luz do mundo’, Eu sou a ‘porta das ovelhas’, Eu sou o ‘bom pastor’, Eu sou a ‘ressurreição e a vida’, Eu sou ‘o caminho, a verdade e a vida’, Eu sou ‘o caminho, a verdade e a vida’ e Eu sou a ‘videira verdadeira’.

A apresentação deste livro ocorrerá ainda no dia 31 de julho, na Paróquia da Moita.

 

ASC

Sem comentários:

Enviar um comentário