Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



domingo, 26 de novembro de 2017

Tentáculos da ‘black friday’…


As ramificações da sexta-feira negra (‘black friday’) na nossa vida social, económica, política e cultural são mais do que muitas. Algumas são um tanto percetíveis, outras nem por isso e muitas ainda de complicada compreensão.

Qual a origem e o significado da ‘6.ª feira negra’? No conceito social e económico a ‘black friday’ é uma expressão quem vem sendo usada para designar a quarta sexta-feira de novembro, ou seja, um dia depois do ‘dia [americano] de ação de graças’, que acontece na quarta quinta-feira do mesmo mês. Explicando: a sexta-feira negra seria como que uma espécie de ponte entre o feriado nacional americano e o fim-de-semana seguinte, com que muitos funcionários seriam agraciados. Isso permitiria uma boa oportunidade para os comerciantes criarem um dia de liquidações, atraindo consumidores e dando ainda abertura ao início de compras de natal e de fim-de-ano…

Como bons ‘imitadores’ das façanhas dos americanos – mesmo que contestatários do espírito capitalista que lhe está subjacente – bem depressa entramos na lógica do consumismo… com grande gáudio de marxistas, trotskistas, socialistas e afins. Uma coisa é o que (pretensamente) se pensa e outra bem distinta aquela que se faz e como se vive! Incongruência a quanto obrigas!...

Este ano a ‘sexta-feira negra’ teve preparação e prolongamento, isto é, foi tendo espaço desde o princípio da semana e até quase ao final do mês.

Ora, o governo deste país – qual ariete representativo do espírito de ‘black friday’, isto é, aumenta os preços para fazer de conta que os reduziu na hora de colocar à venda as benesses em maré de saldos – também entrou na lógica desta época. Quis fazer o balanço de dois anos de governança. Entregou a tarefa a uma empresa de comunicação e imagem – Aximage… que tão bons resultados tem ‘vendido’ nas sondagens para a área governativa, agora e no passado recente. Escolheu uma universidade e montou o cenário. Dizem que pagaram umas centenas de euros aos ‘selecionados’ para participarem no estudo… mas o pagamento era fornecido em cupões de produtos em cadeias comerciais… O coordenador do dito estudo parece estar na linha de quem já enterrou o discurso da austeridade, sabe-se lá a que preço e com que futuro!

 

= Atendendo aos acontecimentos dos últimos meses – desde meados de junho – que há para comemorar? As vidas colhidas pelos fogos – 64 em junho e 50 em outubro – não mereciam mais respeito e contenção nos festejos? Os prejuízos das pessoas não podiam fazer com que os governantes, ao menos este ano, fizessem algo comedido e sensato? Ou será que o sofrimento alheio não desmotiva quem manda?

Dá a impressão que se está a voltar a um espírito de ‘dejà vu’ na condução das políticas: resolver com festanças os ‘sucessos’ sem esperar que se consolidem os resultados. Isso mesmo deu origem à recente intervenção exterior em matéria de finanças públicas. Parecemos alguém que conseguiu sair, um poucochinho do vício e logo vai celebrar as pequenas vitórias com exageros iguais aos problemas…

O país não pode viver nos solavancos de gente inconsistente e temerária, que cultiva a vivência do ‘chapa ganha-chapa gasta’, pois isso só nos tem trazido dissabores e mais e mais problemas pessoais, familiares e sociais de incontinência económica, associada à verborreia duns tantos mais habilidosos e espertos, mas que farão os incautos pagar as consequências a curto e a médio prazo.  

= O problema de muita dessa gente que se deslumbra e deixa aliciar pelo espírito da ‘black friday’ nunca soube o que era passar dificuldades nem pessoais e tão pouco familiares. Dá a impressão que sempre tiveram tudo o que desejavam, desde a mais tenra idade, sem lhes ser coartada qualquer pretensão, por mais ousada ou cara que fosse. Talvez não tenham de ir com o dinheiro contado às compras, pois o ‘cartão’ tudo suporta e faz de conta que tem cobertura. Ora, ser governado por pessoas deste jaez só serve para criar rezingões e reivindicativos e pessoas pouco colaborantes no destino comum e com sensibilidade aos mais frágeis e, por vezes, marginalizados. Não será dando cobertura à minoria da função pública, espremendo com impostos os privados, que este país sairá do fosso para onde está, nitidamente, a regressar. O tempo confirmará que estamos mais perto disso do que julgamos…

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário