Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Advento 2020 – sugestão de caminhada


 A preparação da vivência do Natal merece por parte da Igreja e de cada cristão uma atenção especial. O Advento é esse tempo litúrgico por excelência para, em Igreja, irmo-nos preparando para celebrar dignamente o Nascimento de Jesus: Ele é o festejado e não nós; Ele precisa de ser acolhido; Ele tem de ter lugar na nossa vida... Seja qual for o desenvolvimento deste tempo de pandemia, o Natal vale por si mesmo e precisa de ser convenientemente preparado. Deixamos um breve subsídio…

* Grandes figuras do Advento: Isaías, João Batista e Maria são as grandes figuras que nos ajudam a fazer a caminhada do Advento, não só pelas propostas litúrgicas, mas também pelo modo como viveram essa preparação da vinda do Messias/Cristo. 

* Palavras de Advento

Vigiai/vigilância, estai preparados, esperança, conversão, preparação, luz...
Aos domingos lembraremos os salmos responsoriais de cada missa, neste ‘Ano B’. Neles podemos perscrutar a dinâmica de expetativa com que celebramos a eucaristia dominical e o modo como esse espírito se deve espargir para o resto da semana. 

Senhor nosso Deus, fazei-nos voltar, mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos (I domingo);
Mostrai-nos o vosso amor e dai-nos a vossa salvação (II domingo);
Exulto de alegria no Senhor (III domingo);
Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor (IV domingo).
Cada domingo aponta-nos uma vertente, vamos acolhê-la com humildade e fidelidade...

* Sinais/cores na ‘Coroa do advento’

- 1.ª semana (29 de novembro a 5 de dezembro):
Ao acendermos a 1.ª vela da ‘coroa’ invocamos a presença do Senhor da Luz, de quem deseja-mos que o Seu rosto se ilumine no acolhimento da palavra de Deus...cada dia. Olhemos, por entre a postura da máscara, os olhos dos outros com simplicidade e verdade...
* A 1.ª vela de cor verde simboliza a esperança trazida pelos profetas que anunciam a vinda próxima do Messias... Ao acendê-la na ‘coroa do Advento’ coloquemos a nossa esperança pessoal e familiar na descoberta de Jesus neste Natal.

- 2.ª semana (6 a 12 de dezembro): na 2.ª vela de cor vermelha da ‘coroa’ colocamos o sentido do amor com Nossa Senhora a quem celebramos no decorrer desta semana, olhando e sendo olhados... por Ela como mãe. Tentemos olhar os outros com os olhos de Maria, vendo-os em Deus e Deus neles... - 3.ª semana (13 a 19 de dezembro): na configuração da ‘coroa do Advento’ a 3.ª vela de cor rosa assinala a proximidade em alegria do nascimento de Jesus, guiados pelo testemunho de João Batista... Ele sabe que é, mas não tenta ofuscar Aquele que veio anunciar. Eu aponto, de verdade, para Jesus? 

- 4.ª semana (20 a 24 de dezembro): com uma maior proximidade à celebração do Natal vamos adequando os sinais ao mistério que queremos celebrar pessoal, familiar e eclesialmente. A cor azul da vela da ‘coroa do advento’ ajuda-nos a lembrar a dimensão celeste do Natal de Jesus... Guiados por Maria seguimos as pisadas do verdadeiro Natal. 

* Por ocasião do Natal acendemos a 5.ª vela de cor branca, alusiva à luz divina, que resplandece no nascimento de Jesus...

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário