Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



domingo, 9 de maio de 2021

Com Maria em ritmo dos dias assinalados

 


Não deixa de ser significativo que cada vez menos haja um dia do ano que não esteja ocupado com uma referência a algum dia especial… desde as questões mais simples e outras quase anedóticas até às simbológicas mais representativas. Assim acontece no mês de maio.

Por uma questão de desafio em resposta a essa conjugação entre dias assinalados e a consonância com o ritmo de mês de maio quis propor um percurso este ano conjugando os tais dias assinalados com a oração a Nossa Senhora, neste mês tão especial na nossa devoção popular.

Eis o elenco dos diversos dias assinalados no mês de maio e a sua conjugação com a oração diária do Rosário: do trabalhador (dia 1), da mãe (dia 2), da liberdade de imprensa (dia 3), do bombeiro (dia 4), da língua portuguesa (dia 5), da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e da segurança social (dia 8), da Europa (dia 9), do enfermeiro (dia 12), da família (dia 15), das comunicações sociais (dia 16), das telecomunicações e da sociedade de informação, da internet e da hipertensão arterial (dia 17). dos museus (dia 18). do médico de família (dia 19), do mar, das abelhas (dia 20), da diversidade cultural para o diálogo e o desenvolvimento (dia 21), do autor português e da diversidade biológica (dia 22), de luta contra a obesidade (23), de África, das crianças desaparecidas (dia 25), do alfaiate, do brincar (dia 28), da energia e dos soldados da paz das Nações Unidas (dia 29), do folclore português (dia 30). dos irmãos e sem tabaco (dia 31)...

De facto, será sempre útil conjugar estes dias assinalados com textos da tradição da Igreja – dos padres e do magistério mais recente – com explicações sócio culturais e até com aspetos de dimensão politica e implicações psicológico-éticas.

 = Quais as razões, por exemplo, da celebração mundial do ‘dia do trabalhador’, do ‘dia da Cruz Vermelha’, do ‘dia da Europa’, do ‘dia do enfermeiro’, do ‘dia de África’ ou até mesmo do ‘dia dos irmãos’? Sobre estes ‘dias’ assinalados, a título de respigar, vamos fazer alguma ressonância:

- ‘Dia do trabalhador’ (1 de maio) – a homenagem remonta ao dia 1 de maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para as oito horas...
- Dia da ‘Cruz vermelha’ e ainda do crescente vermelho, no campo islâmico (8 de maio) – a escolha da data deve-se ao facto de o dia 8 de maio ser a data de nascimento de Henry Dunant, o fundador da Cruz Vermelha, que foi criada em 1863. Os 7 princípios da Cruz Vermelha são: humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade, universalidade.
- ‘Dia da Europa’ (9 de maio) – esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, por Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, onde expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
- ‘Dia do enfermeiro’ (12 de maio) – remete para o aniversário de nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna, pelo papel que teve na guerra da Crimeia, em 1853.
- ‘Dia de África’ (25 de maio) – recorda a data em que foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se. Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.
- ‘Dia dos irmãos’ (31 de maio) – na Europa, o dia dos irmãos celebra-se a 31 de maio, conforme foi instituído por deliberação da Assembleia geral da confederação europeia das famílias numerosas... Liturgicamente celebra-se a visitação de Maria a sua prima Isabel...

 

Tendo em conta os vários dias assinalados, será útil e interessante rezamos a Maria por estas intenções…

 

António Sílvio Couto


Sem comentários:

Enviar um comentário