Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 12 de maio de 2025

Que esperar do Papa Leão XIV?

 


Num dos mais breves conclaves da história – dois dias e quatro votações realizadas – foi escolhido, no dia 8 de maio passado, um novo Papa: o cardeal Robert Francis Prevost, escolhendo o nome de Leão XIV. Nascido em Chicago, nos EUA, em 1955, foi durante vários anos, como padre da ordem dos agostinhos, missionário no Peru (América Latina), do lado do Pacífico. Francisco veio do lado do Atlântico, há doze anos… A geografia de procedência dos Papas mudou. Isto quer dizer muita coisa!

O agora Papa Leão XIV foi ordenado padre em 1982, nomeado bispo de 2014 (com o lema – ‘in illo uno unum – no único Cristo somos um), feito cardeal em 2023 e também nesse ano prefeito do Dicastério para os Bispos. Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, professor de seminário e administrador. Passou de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago, sua cidade natal, e trabalhou na ordem agostiniana (foi provincial e geral). O agora Papa Leão XIV tem formação em matemática, em teologia e em direito canónico.

= Num tempo que tenta ler a ação da Igreja e do Papa em particular pelo prisma do social, Leão XIV tem algo nessa matéria, sobretudo no que se refere ao trabalho pastoral e às questões políticas na relação com os refugiados e os temas climáticos. Sobre temas de índole mais ético-moral Leão XIV (enquanto cardeal Prevost) é contra o aborto e a eutanásia e ainda contrário à promoção da ideologia de género… Afinal, algo na linha dos mais recentes papas e, concretamente, do Papa Francisco.

= Quando alguns – mais de fora do que de dentro da Igreja católica – viram este novo Papa pareceu que estavam a querer um sumo pontífice que fosse como o anterior. Isso nunca poderia acontecer, se bem que na Igreja não se dá saltos nem se entra – ao nível da doutrina – em contradição, vive-se e faz-se a reforma na continuidade, tendo sempre por referência o Concílio Vaticano II, terminado há sessenta anos.

Este Papa Leão XIV é o primeiro nascido, em 1955, depois do final da segunda guerra mundial. Sendo descendente de emigrados – italianos, franceses e espanhóis – sentirá no sangue a diversidade de culturas e a mistura de ser americano, embora com cidadania peruana. Isto pode fazer-nos perceber que a riqueza cultural não está na uniformidade, mas na salutar conjugação da diversidade.

= Se atendermos à escolha do nome ‘Leão’ podemos ver que este novo Papa quer fazer pontes com algo que vivemos no século vinte e no primeiro quartel do século vinte e um. O anterior Papa com o nome de ‘Leão’ foi na transição do século dezanove para o século vinte (1878-1903), Leão XIII, o Papa das questões sociais (autor da encíclica ‘Rerum novarum’), na crista da onda da revolução industrial e dos temas do proletariado e das revoluções subsequentes. Por isso, será de esperar que o Papa Leão XIV nos faça a todos – fiéis: clérigos, religiosos e leigos – continuar a refletir, verdadeiramente, sobre a sinodalidade, a colegialidade, a Igreja serva e peregrina, colocando-nos todos frente a frente para que sejamos dignos do tempo em que vivemos e não nos fiquemos no passado saudosista nem tentemos querer um futuro sem alicerces de compromisso…

= O início do ministério do Papa Leão XIV acontece a 18 de maio, data de aniversário do Papa João Paulo II, faria 105 anos de nascimento e na celebração litúrgica de um outro papa e mártir, S. João I, do século VI. Rezemos pelo nosso Papa.



António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário