Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 4 de novembro de 2014

Evangelizar o evangelizador


Nunca o evangelizador poderá ser credível se, ele mesmo, não estiver continuamente em atitude de ser evangelizado ou, então, tornar-se-á como o sino, que chama para ir à igreja, mas não entra!

Agora que se vem falando tanto de evangelização, torna-se urgente centrar-nos no essencial, para que não andemos a usar palavras que desvirtuem o significado dos termos, tanto na etimologia como na semântica… cristãs.

O uso do termo ‘evangelização’, em contexto católico, mais assumido e como vivência eclesial organizada, é bastante recente, isto é, não tem mais de três décadas nos documentos da Igreja católica… embora se possa encontrar algo que nos diga que a dinâmica de anúncio do Evangelho – este o sentido mais acutilante de evangelização – tenha estado sempre presente no espírito e na atitude contínua da Igreja católica.

Se consultarmos um índice ideológico dos documentos do Concílio Vaticano II, o termo ‘evangelização’ aparece citado apenas nove vezes. No entanto, se procurarmos termos afins como: ‘apostolado’ (com 35 referências ao termo em geral e 71 vezes na vertente do ‘apostolado dos leigos’) e ‘missões’ (com cerca de cento e trinta referências)… encontramos uma riqueza localizada na terminologia de meados do século passado. Se consultarmos, por seu turno, o Catecismo da Igreja Católica – publicado em 1992, trinta anos após o início do Concílio Vaticano II – encontramos só três citações deste tema da evangelização… no quadro das vocações e ministérios na Igreja.

= Deixar-se evangelizar

Nunca por nunca o evangelizador tem completo o seu ‘processo’ de autoevangelização, pois em cada idade precisa de aprender a interpretar os sinais de Deus na sua vida e isso nunca está acabado… está em constante e profundo amadurecimento. Mal vai a consciência do evangelizador se se limitar a ser uma espécie de reprodutor de esquemas, de lições, de iniciativas, de propostas, de catequeses… já feitas e agora lançadas como recurso de evangelização.

Quando, em 1983, o Papa João Paulo II lançou a expressão ‘nova evangelização’, muitos ficaram assustados, mas foram-se recauchutando com a expressão… embora sem muitas vezes terem entrado no espírito da mesma ‘nova evangelização’. Na visão do Papa a ‘nova evangelização’ deveria ser nova no ardor, nova nos métodos e nova na expressão… Cada um destes itens contém múltiplos desafios para sejamos dignos de acolher, hoje, o Evangelho e de o sabermos comunicar a tantos que dele precisam… Nada está fechado e nada poderá ser entendido se não formos humildes e fortes: humildes para querermos sempre aprender e fortes para seguirmos as inspirações do Espírito Santo… em fidelidade à Igreja.

= ‘Jesus tem lugar no meu coração?’

Esta pergunta poderia servir-nos de motivo de caminhada no Advento que se aproxima, mas também poderá ser uma questão a responder por quem está no terreno da evangelização, pois se tal não acontecer poderemos ter pessoas a propagandear coisas ‘lindas’, mas não a anunciar uma Pessoa: Jesus Cristo vivo e ressuscitado.

É isso que evangelizador faz ao evangelizar: anuncia um encontro com Jesus e não umas técnicas de comunicação de produtos mais ou menos credíveis… anuncia um encontro pessoal e não umas teorias estudadas e/ou mal assimiladas.

Como muito bem se diz: ninguém consegue atingir os outros senão naquilo em que foi atingido. Se o Cristo que conheço é meramente da instância intelectual, poderei só falar d’Ele assim. Mas se Ele atingiu o meu coração, então falo d’Ele com o coração convertido e em contínua conversão.

- Que tenho de retirar do meu coração para que Jesus tenha mais o seu espaço?

- Que ocupa, em mim, o espaço que Jesus merece ter no meu coração?

- Sinto que já estou totalmente evangelizado?

- Conheço Jesus de saber coisas sobre Ele ou de O conhecer do encontro coração a coração com Ele?

- Como vou, neste Natal, dar mais oportunidades a Jesus para O amar e servir?

 

António Sílvio Couto

1 comentário: