Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Caminho jubilar (quaresmal)…em misericórdia




«A Quaresma deste Ano Jubilar é um tempo favorável para todos poderem, finalmente, sair da própria alienação existencial, graças à escuta da Palavra e às obras de misericórdia».
Eis como o Papa Francisco conjuga a vivência do ano jubilar da misericórdia na quaresma deste ano. A mensagem de Francisco intitula-se: «”Prefiro a misericórdia ao sacrifício” (Mt 9, 13). As obras de misericórdia no caminho jubilar».
Tipificando estas obras de misericórdia, o Papa refere: «Se, por meio das obras corporais, tocamos a carne de Cristo nos irmãos e irmãs necessitados de serem nutridos, vestidos, alojados, visitados, as obras espirituais tocam mais diretamente o nosso ser de pecadores: aconselhar, ensinar, perdoar, admoestar, rezar. Por isso, as obras corporais e as espirituais nunca devem ser separadas».

= Estruturas de pecado...totalitarismos sociais e políticos
Analisando a cegueira (real, assumida ou presumida) com que tantas vezes nos vamos conduzindo e até sendo guiados, o Papa denuncia o que classifica de ‘soberbo delírio de omnipotência (...) e raiz de qualquer pecado’.
Francisco, com a sua voz profética altissonante, refere que «tal delírio pode assumir também formas sociais e políticas, como mostraram os totalitarismos do século XX e mostram hoje as ideologias do pensamento único e da tecnociência que pretendem tornar Deus irrelevante e reduzir o homem a massa possível de instrumentalizar». Mas atualmente vivemos ainda em condições de «estruturas de pecado ligadas a um modelo de falso desenvolvimento fundado na idolatria do dinheiro, que torna indiferentes ao destino dos pobres as pessoas e as sociedades mais ricas, que lhes fecham as portas recusando-se até mesmo a vê-los».

Talvez seja um tanto redutor que se faça uma vivência correta e coerente da misericórdia se a cingirmos às meras ações religiosas no interior dos templos. Teremos, cada vez mais, de criarmos novas oportunidades de caminhada e de compromisso nas estruturas e nos ambientes em que nos inserimos, dando testemunho da misericórdia feita atos e sinais…mais ou menos visíveis e percetíveis.

= Cruz da misericórdia: quaresma – tempo pascal

Atendendo ao lugar onde nos encontramos em cada época e etapa da nossa vida pessoal e eclesial, agora na Paróquia da Moita quisemos propor, nesta quaresma, numa primeira etapa na quaresma e no tempo pascal depois, uma caminhada, neste ano jubilar da misericórdia, intitulada: ‘cruz da misericórdia’.
Com este sinal confecionado, especificamente, em madeira pretende-se ajudar a meditar as obras de misericórdia – as corporais, no tempo da quaresma e as espirituais, no tempo pascal – seguindo os textos dominicais e sugerindo pistas, extraídas da liturgia diária... Para cada um dos tempos litúrgicos – quaresma e tempo pascal – será elaborado um itinerário pessoal, familiar e comunitário...de caminhada.
A ‘cruz da misericórdia’ poderá vir a ser usada ainda nalguns momentos de oração comunitária, sobretudo quando envolver situações de vivência fora do espaço da igreja...concretamente nos momentos de via-sacra na rua e na procissão do Senhor dos Passos, no domingo de Ramos.
A entrega/difusão da ‘cruz da misericórdia’ será feita no primeiro domingo da quaresma com bênção e envio de todos os interessados… nas circunstâncias cento e trinta que solicitaram a ‘cruz da misericórdia’.
De referir ainda que o habitual exame de consciência, preparatório da celebração pessoal e comunitária do sacramento da penitência na quaresma, tem também por tema as obras de misericórdia corporais e espirituais.
Sobretudo, tendo por espaço de intervenção o setor paroquial da catequese, serão propostas em cada semana facetas de vivência das obras de misericórdia, em ordem a serem traduzidas em sinais e gestos de partilha – incluindo as famílias dos que frequentam a catequese – nas celebrações dominicais.
Também o setor da infância do Centro Paroquial viverá esta dinâmica ao longo da quaresma e do tempo pascal deste ano.

É uma partilha e nada mais. Assim consigamos viver esta Quaresma em caminhada jubilar de misericórdia.

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário