Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 5 de maio de 2015

Emprego ou pensões...onde crescer/cortar?


A segurança social só se reequilibra, criando emprego ou cortando nas pensões... E para criar emprego é vital pôr a economia a mexer... Não há milagres, se se baixar a taxa social única e a economia não pegar, a segurança social fica péssima...

Quem disse isto, por estes dias, foi o mentor económico do programa socialista a apresentar às próximas eleições legislativas, Mário Centeno, consultor ainda do Banco de Portugal.

= Torna-se um tanto claro que quem quiser ser levado a sério nas próximas eleições legislativas terá de ser honesto naquilo que diz e, sobretudo, na forma como pretende conseguir aquilo que propõe... Será mesmo de evitar a palavra ‘promessas’, pois que está tão desgastada que poucos a acreditarão, tanto na forma como no conteúdo. Basta de malabarismos de fim de feira, pois outros (mais cedo do que tarde) terão de pagar a fatura mesmo sem disso ser responsáveis.

= Poderá soar a demagogia – agora usa-se mais o termo populismo – contrapor austeridade a crescimento... seja económico, seja na estabilidade social e de emprego. Com efeito, quiseram-nos vender a ideia de austeridade era só um regime temporário e que, passado esse tempo de dificuldades, voltaríamos (ou voltaremos) a poder gastar sem olhar a meios, pois alguém pagará a conta... Nada de mais errado e mentiroso. A austeridade tem de ser (por mais tempo) um sistema de vivência das pessoas, das famílias, das empresas e mesmo do Estado... Não podemos viver num despesismo que não tenha controlo nem podemos pensar e, sobretudo, viver como se as nossas opções, atos e comportamentos não tenham de ser equilibrados com os meios de que dispomos... O resto será mentir ou iludir incautos e/ou preguiçosos.
 
= Já não volta mais o tempo dum emprego estável e muito menos para toda a vida. A capacidade de adaptação a novas realidades torna-nos muito mais vulneráveis, pois podemos deitar-nos com um posto de trabalho e na manhã seguinte sermos dos dispensados ou mesmo despedidos...por maior ou menor duração. E isto não é só no campo das atividades produtivas, também nas de dimensão humana e social estamos em permanente indecisão sobre o futuro. Aqui se adequa a expressão bíblica: a cada dia as suas preocupações! E nem o setor da função pública estará defendido desta incerteza, pois o empregador também tem de gerir os custos e gastos.

= Há, no entanto, quadros de leitura que nos fazem ser realistas, pois o emprego não cresce por decreto – como alguns parecem fazer crer – nem a disponibilidade de investimento surge sem garantias de estabilidade social, económica e até política. A natalidade é, por isso, um dos itens mais sensíveis para o crescimento... no próximo futuro. Quando no nosso país se preferiu investir no aborto – até como método anticoncetivo – do que em políticas de natalidade!... Teremos de pagar as consequências de tais desvarios. Somos dos países da Europa onde o ‘inverno demográfico’ mais consequências tem provocado. Se isto aconteceu em duas décadas, para recuperarmos o perdido levaremos pelo menos três décadas, isto é, só por volta de 2040 é que poderemos voltar ao ponto de partida, recompondo o que foi estragado com tanto egoísmo e insensatez...

= Atendamos ainda à fase da velhice. Cresce a longevidade – ainda bem – mas criaram-se novos problemas para os quais não estávamos preparados. Continuou-se a viver num estilo de família que perdeu o respeito pelos mais velhos. O afã do emprego de todos para conquistar melhores condições de vida não foi avaliado nem cuidado. Surgiram novos desafios à família em ordem a atender aos mais velhos, vulgarizando os ‘lares’ de velhos e potenciando problemas de relacionamento entre gerações... É preciso ter meios para sustentar as pensões de velhice – bem como outras regalias sociais mínimas – e os meios escasseiam. Por isso, as propostas feitas pelos agentes partidários podem ser boas ao ouvido, mas serão amargas na vida se não se modificarem as ideias em ebulição... Sejamos sérios, serenos e sábios no tratamento destes problemas, já!

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário