Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



domingo, 24 de março de 2024

Em ritmo de Semana Santa, hoje


 Em ordem a esclarecermos alguns aspetos relativos a esta semana que antecede a Páscoa.

Vamos abordar a questão em forma de pergunta.
- O que é Semana Santa?
A Semana Santa visa recordar a Paixão de Cristo, desde sua entrada messiânica em Jerusalém. Pela manhã da Quinta-feira da Semana Santa, o Bispo, concelebrando a Missa com os seus presbíteros, benze os santos óleos e consagra o crisma.
- De que consta o tríduo pascal?
Como o Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus principalmente pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida, o sagrado Tríduo pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor resplandece como o ápice de todo ano litúrgico. Portanto, a solenidade da Páscoa goza no ano litúrgico a mesma culminância do domingo em relação à semana.
O Tríduo pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina na Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do domingo da Ressurreição.
Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, observe-se por toda a parte o sagrado jejum pascal. E, onde for oportuno, também no Sábado Santo até à Vigília Pascal.
A Vigília pascal, na noite santa em que o Senhor ressuscitou, seja considerada a "mãe de todas as santas vigílias", na qual a Igreja espera, velando, a Ressurreição de Cristo, e a celebra nos sacramentos. Portanto, toda a celebração desta sagrada Vigília deve realizar-se à noite, de tal modo que comece depois do anoitecer ou termine antes da aurora do domingo.
- De que consta a ‘quinta-feira santa’?
Digamos que a ‘quinta-feira santa’ tem duas partes diferentes e complementares - na manhã dá-se a ‘missa crismal’ e, ao final do dia, temos a celebração comemorativa da instituição da eucaristia, onde o ritual do lava-pés é mais do que gesto, mas contém um desafio, hoje como ontem...
- Quais as principais marcas da ‘sexta-feira santa’?
A solene vivência da ‘adoração da Cruz’, antecedida da longa leitura da paixão segundo São João, fazendo-nos entrar no mistério da paixão de Jesus, ontem como hoje...
Embora em certos lugares ainda se faça, na tarde/noite da ‘6.ª feira santa’ a via-sacra, como por exemplo em Roma, deveríamos dar tempo à meditação de todo o processo de Jesus, ainda mais do que andarmos a fazer o (pretenso) ‘enterro do Senhor, num ritual onde muitos dos que participam nem conheciam o ‘o morto’...
- Que dinâmica vivemos no ‘sábado santo’?
Antes de mais é o tempo do grande silêncio, que será desperto na vigília pascal, celebrada ao cair da noite. Encontramos quatro ‘liturgias’ nesta celebração:
- liturgia da luz
-liturgia da Palavra
- liturgia batismal
- liturgia eucarística.
A tonalidade da Ressurreição perpassa todo o ambiente e não só se fica pelo usufruir da gastronomia tradicional desta época.



António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário