Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Fenómenos deste verão…

 
Ao longo do tempo deste verão fomos vendo surgirem, em Portugal ou fora, alguns fenómenos sócio-culturais, que nos devem levar a refletir sobre o seu conteúdo e, particularmente, sobre o seu significado: o desafio ao banho gelado e as concentrações (‘meet’) de jovens convocadas pelas redes (ditas) sociais.

O banho público – normalmente gelado – começou por uma brincadeira em que o desafiado, se não aceitasse teria de pagar algo ao desafiador, foi ganhando proporções de benemerência para uma associação de ajuda a pessoas (pacientes e investigadores) com a doença de esclerose lateral amiotrófica… isto na origem desta onda de ‘banhos públicos gelados’…

Como bons imitadores de bizarrias mais ou menos patéticas, em Portugal, também entramos na moda deste verão e fomos vendo desportistas e autarcas, atores e jornalistas… a serem banhados em público com baldes de água fria e a desafiarem amigos e adversários a fazerem algo de idêntico, publicitando-o nas redes sociais para não terem de pagar jantares por incumprimento dos desafios… Houve até uma corporação de bombeiros que tentou usar este método para receber mais umas ajudas para os seus problemas económicos.

Outra vaga deste verão tem sido a convocação para ‘meet’s’ de jovens, através das atuais tecnologias, em ordem a viverem momentos de convívio e de outras intenções… algumas nalguns nem sempre claras e/ou pacíficas. Daquilo que se vai sabendo alguns destes ‘meet’s’ redundaram e agressividade e até detenções… a autoridades e a grupos rivais.

Embora este novo modelo de convivência entre adolescentes e jovens possa estar marcado pelas tecnologias de comunicação e/ou da informação, ele não pode criar a sensação de insegurança – pública e emocional – com que alguma comunicação social nos foi servindo a iniciativa… Efetivamente os mais novos precisam de conviver e de exprimirem (ou será expelirem?) as suas energias, saindo até dos seus casulos de egoísmo e de segurança mais ou menos defensiva. Os mais novos são importantes para interpretarem as novidades do tempo atual, mas não podem afiar as garras sobre aqueles – mais velhos – que não entendem as suas formas de ser e de viver. Só pela compreensão e a aceitação de uns pelos outros poderemos crescer em maturidade e, sobretudo, em correlação mútua.

Com que facilidade podemos estar desatualizados e quase desconexos em conceitos e em linguagens. Nem os mais velhos são tão sábios que não tenham nada a aprender com os mais novos nem estes são tão valorosos que não poderão servir-se dos erros e vitórias dos pais e avós… em ordem a crescerem com audácia e humildade. Nada está completamente feito, mas antes caminhando faremos caminho e itinerário…

= Onde ir e como fazer? Com quem e para quê?

Estes dois fenómenos do banho público gelado e das convocações de ‘meet’ podem funcionar como reveladores da nossa mentalidade atualizada: exibir-se em solidariedade e encontrar-se em convivialidade…onde cada um e cada qual possa sentir-se bem e se exprima em circuito mais ou menos fechado de anonimato… proveitosamente.

Nem tudo é assim tão negativo nos fenómenos vistos e apresentados neste verão, pois assim podemos perceber que as pessoas fazem (quase) tudo para aparecer e também não estão tão fechadas umas às outras, que não se convoquem para conviver… De fato, a tal associação de benemerência conquistou mais pessoas para a sua causa e muitos jovens foram sacudidos das suas certezas melancólicas das tecnologias, abrindo novas oportunidades de criarem laços de partilha e de afirmação.

Temos todos tanto a aprender que não poderão ser pequenos episódios que nos farão desmotivar para vivermos na desinstalação do nosso pequeno ‘mundo’, mas antes alargando novos horizontes de fraternidade, de solidariedade e de paz… uns para com os outros e todos numa sincronia de visões e de humildade, já.

    

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário