Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



domingo, 24 de agosto de 2014

Turismo de luxo ou de lixo?


 
Mesmo que de forma um tanto convencional, vamos aceitando que os meses de verão (no hemisfério norte) são, tendencialmente, de férias… com os vários aspetos que lhe estão adstritos: tempo de lazer, procura de praias e de lugares de repouso, viagens e períodos de interrupção de trabalho, descontração e fruição dos prazeres da vida… numa certa subjetividade absoluta, onde cada qual tenta ser dono de si e (quase) impor aos outros a sua relativa forma de ‘felicidade’.

Dizem que, em Portugal, o turismo é uma das mais eficazes e frutuosas formas de riqueza, apresentando as belezas naturais (isto é da natureza), explorando as caraterísticas de cada região, sejam de gastronomia ou folclore, sejam do aproveitamento mais ou menos bem organizado das potencialidades de pessoas, de lugares e de tempos.

Se percorrermos mais ou menos atentamente as geografias de maior procura de turismo, poderemos ver situações e casos de grandes aglomerados de pessoas e de veículos, sobrecarregando as possibilidades de acolhimento e de aceitação de quem nos procura.

Sobretudo nas linhas marítimas esta avalanche de pessoas e de propostas como que fazem transbordar pela saturação, havendo casos em que as pessoas se acotovelam numa convivência de difícil gestão… até dos recursos hídricos e de salubridade.

 

Pelo que vimos e sem cairmos na tentação de julgar, propomos algumas questões sobre ‘turistas’ nacionais:

- A imensa quantidade de carros – alguns de gama elevada e mesmo superior – revela um certo poder económico ou, pelo contrário, tenta-se camuflar aspirações desse tal novo-riquismo guterrista e ainda socrático… não assumido?

- Certos lugares de veraneio dão status social ou, pelo contrário, servem para encobrir uma certa pobreza moral não-assumida?

- Se esmiuçarmos as redes sociais entenderemos as pretensões de certos ‘falidos’ ou sentiremos alguma ‘compaixão’ por uma certa ignorância bastante irrefletida?

- Pelo que somos e temos, aceitamos a nossa verdade ou somos mais ou menos manipulados por pretensões desonestas e quasi-amorais?

- A panóplia de carros exibidos serão (já) propriedade dos ocupantes ou não andarão a dar uma determinada imagem de incapacidade económica…irreal e imoral?   

Por outro lado, sobre os ‘turistas’ estrangeiros, reportamo-nos a uma conversa havida numa feira com um dos vendedores que referia serem os ingleses os melhores compradores, em contraste com os franceses muito exigentes mas poucos gastadores ou os alemães exibindo uma certa sobranceria sobre estes ‘marroquinos do norte’ – epíteto com que nos tratam e até veem, os portugueses – particularmente quando nos emprestam dinheiro e nos encontram, entretanto, a gozar os benefícios do sol…

De fato, o nosso turismo decorre entre dois grandes vetores: um certo turismo de luxo, sobretudo nos hotéis e aldeamentos turísticos do Algarve e/ou junto ao mar e um outro turismo interpretado por executantes e participantes de mochila às costas e serpenteando pelos parques de campismo em busca do mais barato ou transportando o farnel até às praias mais populares e populistas.

Ao ver a imensa multidão, que se desloca para usufruir de férias e tempos de lazer, fica-me sempre a sensação – reconheço talvez possa ser um defeito de educação e de ministério – onde está ou pode estar Deus para toda esta gente? Que fé ou religião lhes damos a viver? Será que as procissões esgotam as propostas e satisfazem a procura?

Tal como Jesus no evangelho vivo a sensação: são como ovelhas sem pastor, fatigadas e em busca… Que Deus lhes vamos servir? Queira Deus que saibamos dar resposta humilde, verdadeira e audaz… já!    

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário