Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Do arroz confetti... aos avios dos pobres


Moita, 1 de Setembro de 2012, 12 horas e trinta minutos. Está a terminar um casamento e outro se perfila para ter início. Ambos estão atrasados, sobretudo o primeiro. Como de costume, à saída da porta da igreja, perfilam-se convidados com punhadas de arroz e rosas para atirarem aos ex-noivos, agora tornados conjuges...  e esposos.

Tudo seria (aparentemente) normal se não estivessemos em crise e se, na retaguarda da mesma igreja, não estivesse a acontecer a distribuição de alimentos – dito de ‘avio’ – a pessoas carenciadamente envergonhadas... Estas fazem-no por necessidade (quase) escondida, enquanto que, mantendo uma certa tradição desfazada das circunstâncias e até da oportunidade, se esbanja o que, um dia, lhes (até) poderá fazer falta... O futuro se há-de encarregar de dizer a mínima verdade sobre as necessidades e os esbanjamentos!

= Que mundo é este em que temos de viver e de encontrar a capacidade mínima de adaptação às discrepâncias contínuas: uns fazem de conta  e deitam fora esbanjando, outros tentam sobreviver com ajudas repetidamente regateadas! Uns divertem-se com o que agora lhes sobra, outros esmoleiam o que de justiça lhes é (era) devido! Uns exalam perfumes e divertem-se, outros tentam esconder a sua indigência e (até) uma menos cuidada higiene! Uns dizem ter religião, outros servem-se da religião... mesmo sem lhe agradecerem! Uns vivem numa espécie de ‘carpe diem’ (= goza a vida!) e outros carpem (isto é, choram e lamentam-se, regateando o mínimo de atenção) tanto de dia como de noite! Uns pavoneiam-se e servem-se duma certa religião de fachada, outros enfaixam-se na vergonha de saberem que precisam de ajuda... após um tempo de menor sucesso, mesmo que seja (apenas) pela falta de trabalho...

= Confesso: pela primeira vez, neste dia, perdi a capacidade de compreender os fatos, embargando-se-me a voz numa tentativa de querer dizer o que me ia na alma, perdendo mesmo a articulação das palavras. Não sei se foi de revolta ou de estupefação que tal aconteceu!... Por largos minutos a garganta esteve sêca e sem saliva para articular qualquer som... tal era a raiva, a confusão e a indecência!

De algum modo fui assaltado por pensamentos funestos: se isto acontece neste reduto, onde cada qual ainda se conhece e (talvez) se respeite, o que será nas franjas do anonimato de urbes (mais) competitivas? Se isto se vive sem olhar a meios de ostentação em relações de alguma proximidade, o que será nos espaços sem lei nem regra em metrópoles (mais ou menos) desenraízadas? Se estes episódios nos magoam e incomodam, como poderemos não estar sensíveis para notícias sobre anónimos e distantes.. .embora sejam e vivam sendo gente como eu?

= Mesmo que de forma simples quero dizer:

- Não deixemos de fazer festa, mas temos olhar em volta para não criarmos escândalo nem azedume!

- Não nos deixemos acomodar a atavios de tradição se não soubermos o significado dos mesmos!

- Tentemos promover a valorização da atençãos aos outros, mesmo que não façamos tão boa figura nos rituais de ostenção social!

- Cuidemos das coisas que valem e tentemos aprender a desprezar (tantas) máscaras do que não presta!

 

De fato, há tanta gente a precisar de atenção concreta que as (nossas) distrações egoístas precisam de ser educadas com rasgos de bom-senso e de iniciativas de ousadia... evangélica.

Ó Cristo do Evangelho a quanto nos obrigas e nos fazes viver num mínimo de coerência e de verdade!

 

António Sílvio Couto

(asilviocouto@gmail.com)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário