Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sábado, 31 de agosto de 2019

Conhecer a história é alimentar a fé


Em ordem a preparar a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, no dia 8 de setembro, a Paróquia da Moita propõe a vivência da novena de 30 de agosto a 7 de setembro. Este ano o tema de caminhada são os azulejos que revestem a igreja matriz. Este momento da novena poderá ser uma oportunidade aproveitada para ir à descoberta da riqueza - artística, cultural, religiosa/cristã - do azulejamento da igreja matriz da Moita, servindo-nos de duas inscrições visíveis na igreja: uma colocada sob o púlpito e outra sobre a ‘capela’ batismal: ‘1719’... há 300 anos.
Dos dezasseis painéis percetíveis no azulejamento da igreja foram escolhidos nove, incluindo o texto bíblico alusivo à passagem ‘retratada’…com maior ou menos boa beleza: 1. Anunciação a Maria - Lc 1, 26-38; 2. Visitação a Isabel - Lc 1, 39-56; 3. Nascimento - Lc 2, 1-20; 4. Circuncisão e nome - Lc 2, 21; 5. Adoração dos Magos - Mt 2, 1-12; 6. Fuga e regresso do Egito - Mt 2, 13-15; 7.
Vida em Nazaré - Lc 2, 39-40. 51-52; 8. Dormição de Maria - Vaticano II, Lumen gentium, n.º 59; 9. Assunção de Nossa Senhora - Ap 12, 1-6.
Com a proposta da novena espera-se poder contribuir para o enriquecimento de quem quiser aproveitar esta caminhada da ‘novena’ deste ano, ajudando a conhecer um tanto melhor a riqueza dos azulejos da igreja matriz da Moita, por forma a ser mais cuidada, respeitada e sentida.

= Seguindo uma linha de tradição da espiritualidade da maioria das festas dedicadas a Nossa Senhora, esta novena a Nossa Senhora da Boa Viagem pretende enraizar-se naquilo que deve ser a preparação da festa, não a reduzindo a uma procissão e a alguns outros ritos subsequentes.

Diz o Diretório sobre a piedade popular e a liturgia: «tríduos, septenários, novenas, podem ser uma ocasião propícia, não só para realizar exercícios de piedade em honra da Virgem Maria, mas também para proporcionar aos fiéis uma visão adequada do lugar que ocupa no mistério de Cristo e da Igreja e da função que desempenha. Os exercícios de piedade não podem ser alheios aos progressivos avanços da investigação bíblica e teológica acerca da Mãe do Salvador; pelo contrário, devem converter-se, sem lhe alterar a natureza, num meio catequético de difusão e conhecimento» (n.º 189).

São exatamente estes os objetivos que norteiam a progressiva introdução da novena a Nossa Senhora da Boa Viagem entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, na Moita. Efetivamente a qualidade de uma festa – em honra de Nossa Senhora ou de algum santo – mede-se mais pela sua preparação e não tanto pelo desencadear de ritos, entre os quais a procissão. Esta, enquanto manifestação de religiosidade popular, pode conter até elementos nocivos à sua perspetiva cristã mais básica. Expurgar o que não interessa e retirar o que desvirtua a procissão como manifestação de fé cristã é tarefa de quem organiza, dinamiza e conduz.

Como refere o Diretório sobre a piedade popular e a liturgia: «para que a procissão conserve o seu caráter genuíno de manifestação de fé, é necessário que os fiéis sejam instruídos sobre a sua natureza, do ponto de vista teológico, litúrgico e antropológico» (n.º 246). 

= Retomando a novena, em concreto deste ano, de preparação da festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, será preciso ter tempo para aprender, meditar e levar à vida aquilo que os painéis de azulejo da igreja matriz da Moita nos querem comunicar. Desde há trezentos anos que eles ali estão para os contemplarmos com olhos de fé e não de meros visitadores; para nos deixarmos referenciar a algo que nos comunica alguns dos mistérios da vida de Nossa Senhora; para nos deixarmos esclarecer por elementos contidos na sua exposição, mas que precisam de ser descodificados com simplicidade, argúcia e fé. Esta será tanto mais esclarecida quanto nos detivermos a observar cada um deles e daquilo que nos falam do mistério de Deus em Maria.

Depois de aprendermos, poderemos rezar, mesmo o Rosário, agora com novo significado, não de mero conhecimento de umas coisas acerca dos azulejos, mas daquilo que querem comunicar de fé professada, celebrada e testemunhada.

Queira Deus que esta novena nos ensine a conhecer para amar mais a arte exposta na igreja matriz da Moita através dos azulejos. Daí poderá advir maior respeito, cuidado e atenção dada àquilo que nos foi legado pelos antepassados… sabendo transmiti-lo aos vindouros. 

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário