Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



domingo, 20 de janeiro de 2019

Discriminações não-justificadas


Quem tenha tempo e possa ver os programas televisivos, em canal aberto, sobretudo aos sábados e domingos, poderá ver uma espécie de romaria em competição para fazerem sobressair os espaços que pretendem mostrar.

Normalmente, nessa amostragem regional, aparecem diferentes ingredientes mais ou menos soprados por quem convida ou por quem suporta (o mesmo quererá dizer por quem paga) a efabulação da cidade, vila ou lugarejo em destaque… Raramente vemos surgir na pantalha referências ao substrato cultural do cristianismo nessas abordagens. Instituições ou agremiações associadas à Igreja católica muito poucas vezes são referidas e, sobretudo, a ação das paróquias é como que obnubilada ostensiva, clara e categoricamente. 

= No dia 19 de janeiro o canal público de televisão esteve nove horas em emissão da Moita, tendo como pano de fundo o edifício da edilidade. Por ali desfilaram coisas e loisas, num aparente cardápio encomendado, cifrado e/ou rotulado… Das coisas da Igreja talvez tenha havido algumas referências alusivas – vi muito pouco e de raspão – onde o sujeito das notas ficou subentendido, embora usado como possa ter sido conveniente.

Fique claro: nada me move quanto aos critérios de programação nem tão pouco me sinto preterido na discriminação, mas torna-se algo abjeto ignorar a ação cultural da Igreja católica, mesmo que não se tenha nenhuma afinidade com ela. Muitas das instituições que agora – isto é, há pouco mais quatro décadas – se acham donas e senhoras da condução das populações ainda são suficientemente imberbes para ombrear com a história da paróquia e mesmo da diocese. Há coisas e situações que democracia alguma pode pretender ofuscar e será de muito mau tom e pior conduta pretender confrontos com quem não tem nada a provar nem tão pouco a temer. Pelo contrário, quem assim se comporta manifesta razoável ignorância, pouco sentido de respeito e, sobretudo, incapacidade de criar sinergias de bom serviço às populações…que dizem defender! 

= Em jeito de reflexão ouso colocar algumas questões…mais para ajudar do que para denunciar:

* A Moita seria o que é (mal ou bem) sem a sua padroeira (religiosa e cristã), que é Nossa Senhora da Boa Viagem?

* Não haverá certos preconceitos, nem sempre assumidos, de medo para com a força da ‘santa’, que inquieta e amedronta (bastante) alguns espíritos?

* A energia subjacente da Mãe de todos não incomodará certos comportamentos impacientes de poderem perder a força que não têm ou estão a verem esvair-se?

* Não haverá ainda fantasmas de antanho que perturbam a leitura da mudança dos tempos e das escolhas sem rótulo nem encomenda?  

= Uma cultura e uma sociedade ancorada em preconceitos e vão temores não evoluirá…e a Moita é disso um exemplo… e no dia 19 de janeiro de 2019 mostrou-o sem máscaras nem disfarces. Assim, não!   

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário