Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Simbologia da cebola apodrecida…por dentro


Tem sido com alguma surpresa que, uma boa parte das cebolas compradas, sofram duma doença um tanto complexa: após alguns momentos para descascar vê-se que o miolo da cebola está podre…a começar do centro para fora. Coisas deste tempo e sinais da nossa cultura!  

Não tenho a ousadia de recorrer ao livro autobiográfico de Günter Grass, Descascando a cebola, de 2007, nem tão pouco a essoutro de Miguel Sousa Tavares de memórias da infância e juventude, Cebola crua com sal e broa, de 2018… para falar do assunto que aqui, por agora, me ocupa. Esta breve partilha/reflexão, em maré pré-natalícia, não é mais do que uma tentativa de concretizar um ensejo de recorrer à imagem da cebola apodrecida a partir de dentro para questionar alguns dos indícios do nosso mundo mais ou menos de cebolada…mesmo sem disso nos darmos conta.  

* As várias camadas que a cebola apresenta dão-nos a compreensão da complexidade da nossa vida, tanto pessoal como no trato com os outros, pois muitas das vezes precisamos de nos descobrir na medida em que crescemos, feitos pela vida ou situados nos vários âmbitos em que nos encontramos. As camadas das cebolas são etapas de crescimento e podem ser vertentes – no contexto humano – de amadurecimento. Isto será tanto mais complexo quanto nos confrontarmos com o apodrecimento da cebola a partir do seu núcleo. O que terá esta constatação a dizermos sobre a nossa vida e sobre o nosso tempo? Será uma parábola que deve ser lida e interpretada à luz da mensagem que se deseja comunicar? Até que ponto a cebola apodrecida, desde o seu interior, pode ou deve questionar a nossa cultura ocidental/europeia? Teremos algo a ver com esta situação ou será que a verificação deste fenómeno denuncia o que somos e aquilo que vivemos? Até que ponto estaremos conscientes desta situação de ‘cebola apodrecida’?

Vamos tentar responder a estas questões, nem sempre fáceis de enfrentar, pois, nalguns aspetos, estamos envolvidos e comprometidos não na denúncia e assunção daquilo que vivemos, mas antes na desculpa e nessa tendência tão lusitana de atirar as culpas para os outros senão mesmo nisso de confundir as consequências com as causas.

De facto, as várias camadas da cebola podem envolver muito do disfarce – neste tempo pré-natalício em especial configurado no papel de embrulho que usamos para enfeitar as prendas e os presentes – com que correremos o risco de viver a vida, dando-lhe um jeito colorido, mas que, bem lá no fundo, não corresponde àquilo que brilha e/ou engana. Com que facilidade podemos ficar tropeçados mais na forma do que no conteúdo, misturando as expetativas com as desilusões, reportando-nos mais à aparência do que ao real ou mesmo ficando mais na imagem que se dá do que aceitando a pessoa como ela é…de verdade.

Neste tempo do culto da boa aparência podemos ser ludibriados por figuras e figurões bem-falantes com perfis de facebook fabricados à medida daquilo que uns tantos gostam de exibir, mesmo que laborando na mentira e no oportunismo. Já devíamos ter apreendido a não nos deixarmos enganar, seduzir ou fascinar por palavras ocas, tagareladas ou excessivas… Descasquemos a cebola antes de darmos assentimento a tantos dos paleios conhecidos ou ocasionais.   

* A cebola apodrecida a partir de dentro é uma boa figura – parábola ou mesmo alegoria – da cultura desta sociedade ocidental: desde o mais íntimo estamos podres, sem valores nem critérios humanistas, mas antes com sementes de materialismo excessivo, onde o que devia salgar faz apodrecer. Fenómenos como pedofilia, homossexualidades/prostituições/pornografias, corrupção, nepotismo… são dessas podridões que se tornam fétidas quando se abre a cebola do comportamento e da ética de tanta gente, que, por fora parece sadia, mas que melhor percebida é isso mesmo: engano, fraude, escândalo e mentira.

Muitos dos nossos contemporâneos deixaram Deus, mas fizeram-se deus de si mesmos, construindo os seus altares e engendrando as suas venerações até que se descubra a verdade sem encobrimento.

As cebolas, em tempos mais rudes, faziam chorar, quando descascadas. Agora de tão inofensivas nem chorar fazem, senão de incómodo ao menos de arrependimento, mas isso seria noutro quadro de valores e de valorizações. Por agora as cebolas estão a apodrecer a partir de dentro, de forma confusa e simbólica!    

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário