Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 18 de dezembro de 2018

A palavra do ano… está em votação


Como vem sendo habitual, por esta ocasião do ano civil, surgem as propostas/candidatas à ‘palavra do ano’ de 2018. Na lista encontramos (por ordem alfabética, que não de graduação votada): assédio, enfermeiro, especulação, extremismo, paiol, populismo, privacidade, professor, sexismo e toupeira…

Pela minha parte já votei na palavra de 2018: populismo.

Reportando-nos a um certo arquivo podemos encontrar como ‘palavra do ano’ de 2009 – esmiuçar; de 2010 – vuvuzela; de 2011 – austeridade; de 2012 – entroikado; de 2013 – bombeiro; de 2014 – corrupção; de 2015 – refugiado; de 2016 – geringonça; 2017 – incêndios!

Ora, diante deste projeto de escolha da ‘palavra do ano’, podemos como que fazer uma sucinta aferição ao que foi a principal preocupação dos anos transatos. Esta iniciativa que já vai na sua 10.ª edição em Portugal pode-nos ajudar a captar o que de mais importante vivemos nos anos mais recentes, fazendo com isso memória e, possivelmente, criando história. 

= Há, de facto, ao longo de todo um ano uma multiplicidade de acontecimentos, de figuras, de ocasiões ou mesmo de oportunidades que nos fazem viver numa espécie de ritmo mais ou menos frenético, que, só ao final do ano, nos apercebemos que muita coisa aconteceu e que foi marcante na vida das pessoas, das instituições e da sociedade.

Segundo dados tornados públicos estão como mais votadas para ‘palavra do ano’ de 2018: professor, enfermeiro e toupeira… revelando-se, desde logo, os contextos sociais, profissionais ou desportivos em que cada um destes termos estão inseridos. Os mais de cento e quarenta mil votos validados revelam, deste modo, que os cidadãos participam neste processo de escolha, que tem tanto de indicativo, quanto de simbólico. 

= Numa sociedade que devia ser mais de cidadãos do que de números – sejam os da nossa identificação, sejam os da matemática economicista – este processo da escolha da ‘palavra do ano’ reveste-se de alguma configuração cívica, pois precisamos, urgentemente, de sair do nosso casulo de conforto para sentirmos os outros com quem vivemos e as formas de interligação necessárias, mais do que meramente toleradas.

Muitos dos nossos coevos vivem mais colhendo do fruto do que fazem os outros do que participando nas sinergias e nas múltiplas interdependências. Ora é neste aspeto tão simples que conflitua muito do nosso presente e do futuro. Na medida em que podemos compreender que não nos é permitido viver nessa atitude sanguessuga de nada fazer e de tentar usufruir dos benefícios sem se sujar no combate. Intolerância e radicalismo podem ser alguns dos inimigos mais imediatos que devemos combater e exorcizar do nosso ambiente… Outra tendência manifesta mais recentemente é a forma anónima com que se pretende revelar o protesto – os ditos ‘coletes amarelos’ são a ponta dum tal icebergue – mais pela destruição do que pela apresentação objetiva de razões e motivos para a mudança.

Não deixa de ser inquietante que a indumentária do capuz sobre a cabeça permite, hoje, criar alguma desconfiança entre as pessoas e abrigar quem não dá a cara pelo que diz e/ou pelo que faz. Com relativa vulgaridade há quem se esconda sob a capa de perfil falso ou pela denúncia anónima para lançar a suspeita sobre muitos ou quase todos. Ninguém está a salvo de ser difamado só porque alguém lança um comentário sem rosto…Não pode a justiça ir por esse caminho, pois, em breve, estaremos a lutar contra a própria sombra, sem nos darmos conta de que algo vai mal em nós e à nossa volta… 

= Precisamos de acreditar mais uns nos outros, sem entrarmos na bonomia do tendencialmente bom, mas procurando acreditar que o espírito que nos foi infundido no Natal de Jesus possa ser vivido para além das parcas horas da nostalgia ou das memórias infantis. No entanto, se continuarmos a mergulhar no crescente consumismo materialista bem depressa nos tornaremos inimigos de estimação em maré de saldos ou em feira de produtos (ditos) biológicos sem rótulo.

Será que a nossa vida está ao serviço da paz? À luz da mensagem do Papa para o 52.º dia mundial da paz que sejamos dignos de participarmos na sua construção com humildade e confiança…uns nos outros! 

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário