Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Esse ‘ferrero rocher’ da esquerda…à portuguesa


Passe a publicidade: ‘ferrero rocher’ é uma marca de bombom de chocolate fabricado e comercializado por um grupo italiano, tendo sido criado em 1946, com intuito de fazer um chocolate diferente dos outros, refinado. É constituído de uma avelã inteira recheada de chocolate, envolvida por wafers e coberta de chocolate com pitadas de avelã. Cada bombom possui cerca de 72 calorias e são embalados tradicionalmente um a um e colocados numa caixa dourada. Este bombom está tradicionalmente associado ao Natal e Ano-novo. Nalguns países, devido à rígida política de qualidade, o ‘ferrero rocher’ só é comercializado durante o inverno.
= Que pode ter isto a ver com algumas das práticas políticas? Onde e como se nota mais esta psicologia ‘ferrero rocher’? Qual, então, o sentido sobre a esquerda portuguesa (ou melhor à portuguesa)? Será que se podem captar certos tiques de novo-riquismo, quer na moda do ‘ferrero rocher’, quer dalguma esquerda à portuguesa? Não será que aquilo que reluz é engano e subtileza manipuladora? 

* Quem se recordar do enquadramento cénico da publicidade ao bombom ‘ferrero rocher’ lembrar-se-á do rico carro em que a senhora é levada a passear com o mordomo a satisfazer os desejos da senhora colocando-lhe à frente, numa bandeja dourada, uma pequena pirâmide de bombons ao que a dita senhora responde com satisfação: bravo, Ambrósio!

Ora foi diante deste take publicitário que me ocorreu trazer à liça certos trejeitos de alguns setores ideológicos, na medida em que se consolam com requintes burgueses e se satisfazem com arranjos de quem é servido na indumentária do protesto camuflado com a degustação dos bombons do capitalismo.

Com que facilidade vemos alguns dos eleitos pavonearem-se, por entre os que neles votaram, com ares de quem se sente superior, quando a sua legitimidade lhe advém da expressão eleitoral – nos votos e nas percentagens – com que foram escolhidos… Com que facilidade parece que uns tantos eleitos se consideram ganhadores dum ordenado quase principesco, tendo em conta os vencimentos da maioria da população, gerindo as suas pretensões ao sabor dos ganhos e não das responsabilidades adstritas à função de serem representantes do povo e das suas legítimas aspirações… Com que facilidade parecem viver nessa bolha de eleitos, como se fizessem parte duma elite, que olha os demais com a sobranceria de classe inferior, aferindo o seu nível de vida pelas benesses políticas e os arranjos de ocasião…

Em breve veremos saírem da lura do parlamento os diversos fazedores da legislação, das ideias políticas e dos ideais ideológicos, surgindo entre a massa popular para reclamarem, sobretudo junto dos seus seguidores (do facebook, da cartilha partidária ou da promoção de lugares), das conquistas conseguidas e mesmo dos arranjos orquestrados… Agora serão do povo. Agora fazem trabalho político. Agora mesclam os seus intuitos com os desejos dos enganados… Serão como a senhora dos bombons que vem oferecer ‘ferrero rocher’ ao povo eleitor, mesmo que se tenham esquecido de despir a indumentária de serviço lá nos assentos mais ou menos democraticamente controlados…  

* Agora que caminhamos a passos largos para a fruição das atividades natalinas não deixará de ser questionável vermos certas posições onde se quer fazer do Natal aquilo que ele não é nem pode ser, pois frases como: o natal és tu; o melhor do natal são as crianças… e outras mais referências ao natal como a festa da família ou de reunião desta… Eis como se foi desvirtuando o essencial do verdadeiro Natal e de Quem nele é celebrado.

Em certos lugares vão surgindo ‘festas e feiras de natal’, tentando estender à rua o chamariz consumista de outros espaços comerciais. O interesse é o mesmo, só que travestido de populismo à mistura com a exploração dos sentimentos infantilizados de boa parte da população…sobretudo se fidelizada pela votação autárquica. Os ingredientes não passam de imitação dos centros urbanos mais significativos, embora a qualidade deixe um tanto a desejar não só na forma como no conteúdo.

O natal não é isto e isto não tem nada de Natal… Haja verdade e honestidade e não propaganda barata…   

 

António Sílvio Couto  

Sem comentários:

Enviar um comentário