Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 7 de abril de 2017

Num país carente…de comida em qualidade



Parece que não há canal televisivo – em sistema aberto ou por cabo – onde não apareça, de forma habitual ou circunstancial – um programa onde se cozinhe, se aprenda a fazê-lo melhor ou mesmo onde sejam avaliados os confecionadores e aquilo que é cozinhado… E, assim, de repente, a arte da cozinha virou moda e o comer – mais o bem do que o muito – um atributo cuidado e valorizado pelos entendidos na matéria e mesmo pelo grande público.
= Qual poderá ser a razão desta efervescência sobre a matéria da cozinha e da comida? Que temos agora de tão importante para estarmos a interessar-nos por uma das mais básicas necessidades humana, o comer? Andaremos ainda a resolver o essencial, quando julgávamos estar noutra fase evolutiva da sociedade? Com tanta exaltação da arte de cozinhar, estaremos a atender a quem não tem ainda o mínimo para comer, no seu dia-a-dia? Porque é que os cuidados de alimentação não se repercutem na qualidade de saúde, de forma mais generalizada? Até onde irá esta ‘religião da comida’, com tantos gurus e mentores avalisados? Não será que muita gente vive mais para comer do que come – melhor ou menos bem – para viver? 
= Não deixa de ser, suficientemente, sintomático que muitas das festas religiosas de teor tradicional, sobretudo, de âmbito cristão, sejam mais aferidas pela gastronomia do que pelas razões que levam a usar tais ingredientes, condimentos e pitéus… Talvez nem toda a gente atenda, por exemplo, que o cabrito – ou noutras regiões o borrego, o anho ou outra denominação – tem raízes na tradição da páscoa judaica, que, por seu turno, se alicerça na experiência libertadora da páscoa egípcia… Precisamos, com toda a urgência, de passar daquilo que reputamos de tradicional para o que dá sentido às coisas e aos (pretensos) momentos de festa… ou ficaremos a usufruir das consequências sem aceitar – racional e razoavelmente – viver as causas. Dá a impressão que a comida vai-nos preenchendo, mesmo sem sabermos os motivos mais profundos…     
= Neste mundo globalizado estão como que criadas as condições para sabermos elevar a componente humana e cultural da vertente da gastronomia, fazendo-a subir ao patamar de ação que faz das pessoas alguém mais fraterno/solidário e não meramente comensal de ocasião. Com efeito, a proliferação de restaurantes tem vindo a destruturar a família, tornando-a um mero espaço onde já nem se cozinha, com as consequências de a casa de habitação se ir esfriando, pois o lugar da confeção dos alimentos deixou de irradiar o calor físico e, por vezes, humano compartilhado entre todos. De facto, se se apagar a lareira como irá subsistir o lar? Este faz-se, alimenta-se e cimenta-se à volta daquela… aí onde as estórias de todos são assimiladas por cada um e onde cada qual se torna construtor de algo que faz e dinamiza a sua família. Por isso, alimentar-se à mesma mesa não pode ser uma exceção, mas a exceção é que nunca poderá deixar de ser a regra…
= Sem se pretender encontrar culpas nem ir à caçar de culpados, parece que temos – digo, particularmente, de forma cristã – de valorizar cada vez mais a mesa de família, revendo métodos e tratando de cuidar as razões que têm vindo a criar crises à família, começando pelo mais simples e fazendo o esforço por fazer das refeições os momentos mais sagrados de cada dia, sem aceitarmos desculpas ou outros artefactos sociais, associativos ou mesmo eclesiais. Neste tempo tão agressivo para com a família, vigiemos para que não se introduzam venenos nem vícios que poderão trazer consequências devastadoras no presente e no futuro próximo. Encontradas algumas das razões em estar contra a família, tentemos ser corajosos e ponhamos em prática as medidas que salvaguardem a nossa família… Não aconteça de estarmos todos à mesma mesa, mas fazendo cada qual conversa através do tlm ao longe ou mais perto…
Por certo cada família tem uma especialidade gastronómica que todos apreciam. Recorramos a ela para vivermos mais unidos e familiarmente em maior comunhão! Façamos festa à mesa do nosso lar e a nossa família sem manterá mais viva e com vida…    


 


António Sílvio Couto




Sem comentários:

Enviar um comentário