Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 6 de setembro de 2016

Levar a misericórdia para a rua…em evangelização


Estamos a viver, na Igreja Católica, o ‘ano jubilar da misericórdia’.

Será mínimo que tentemos levar – da forma mais simples, mas não menos ousada – este conceito para a rua, criando sensibilidade e aproveitando as oportunidades.

Assim, na Moita, por ocasião da festa anual em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, este ano quisemos fazer um tempo de preparação da celebração, meditando em jeito de novena algumas facetas de Nossa Senhora em ligação à misericórdia.

Em forma de acróstico, deixamos algumas dessas vertentes teológico-eclesiais de Nossa Senhora… neste tempo e atendendo à localização em que vivemos:

Mãe de Deus Filho,
Irmã entre irmãos,
Serva do Espírito Santo,
Enviada como mensageira,
Rainha do Céu e da Terra,
Intercessora para todos,
Crente entre os crentes,
Orante em cada tempo,
Resposta nas aflições,
Dádiva de amor eterno,
Imagem da Igreja (santa e pecadora),
Anunciadora da esperança... eterna!

De facto, temos de ir compreendo – a partir da nossa vivência pessoal e comunitária – a complexa simplicidade da função de Nossa Senhora na vida dos cristãos e no mistério da Igreja neste mundo. Há questões que não se compadecem com certos rituais de mera ‘tradição’, na medida em que esta possa significar uma espécie de repetição ao sabor dum tal cristianismo social e/ou sociológico.

Desde logo levar a misericórdia para a rua pode envolver uma exposição cénica de elementos pedagógicos e de teor evangelizador… o mais explícito possível. 

= Num tempo, por vezes, agnóstico de conhecimentos e falho de saberes bem aquilatados, torna-se importante explicar as razões da nossa fé e do modo de a viver, pois o quadrado de compreeensão pode estar disfuncionado até nas mais pequenas coisas e sinais… mesmo sem disso nos darmos conta. Urge, por isso, sermos capazes de comunicar de forma simples e clara, sem deixarmos qualquer espécie de leitura ambígua ou distorcida. Quem melhor do que os santos e santas para nos darem lições da vivência da misericórdia traduzida em vida? Neles e por eles podemos apresentar a vivência feita pela dádiva e entrega vivida em Deus aos outros 

= Numa época onde nem sempre as relações humanas estão alicerçadas na cordialidade e na verdade, tentar traduzir na vida a misericórdia como que nos exige que sejamos leais uns para com os outros, servindo a verdade por palavras e por atos sem nada temermos que possa fazer perigar a nossa imagem em relação aos outros nem deles em relação a nós.

Quem melhor do que Nossa Senhora para nos fazer viver nesta coerência de vida e de comportamento: Ela nos apresenta e nos aponta para Jesus, Aquele que nos traz continuamente desafios a vivermos da misericórdia e pela misericórdia. Quando levamos Nossa Senhora em procissão pelas ruas nas nossas terras como que podemos compreender melhor o olhar de Maria que nos vê e pelos seu olhar podermos também olhar o mundo de forma mais e mais misericordiosa.  

= Apesar de tudo acreditamos que temos uma missão de anúncio e de testemunho da misericórdia de Deus, que, ultrapassando as nossas falhas e pecados, nos há de fazer seus instrumentos de compaixão continua, atenta e renovada...

 

António Sílvio Couto

 

Sem comentários:

Enviar um comentário