Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 3 de maio de 2016

Fuinha na engrenagem…




Foi notícia por estes dias que uma fuinha morreu eletrocutada no maior acelerador de partículas do mundo – designado: large hadron collider (LHC), do conselho europeu para a pesquisa nuclear, na sigla francesa CERN – nos arredores de Genebra, Suíça.

O ‘acidente’ ocorreu quando o infausto animal mordeu os cabos ligados a um transformador de mais de 60 mil volts, causando um curto-circuito no sistema… Os danos causados pela intrusa levarão, pelo menos uma semana, a serem reparados, causando grandes prejuízos ao projeto científico em desenvolvimento e que envolve custos superiores a 7 mil milhões de euros…

Faça-se o que se desejar para descobrir ‘a partícula de Deus’ – outros dizem de ‘bosão de Higgs’ – como uma espécie de princípio essencial de tudo quanto conhecemos até agora… poderemos ir esbarrando com obstáculos nem sempre previsíveis ou presumíveis…

Então, como é que uma simples e (quase) inofensiva fuinha pode transtornar o maior e mais caro projeto científico em curso? Que significado terá mais este percalço nas investigações? Até onde poderá ir a leitura deste episódio em matéria científica? Não será que, muitas vezes, pretendemos andar depressa e, por momentos, temos saber aceitar os insucessos não-previstos? 

= Mais ou menos a nossa sabedoria popular vai gerando a necessidade de sabermos interpretar os erros, os percalços e os insucessos como modos de sermos (mais ou menos) corrigidos. Quem não terá já tentado compreender o significado daquilo que nos faz arrepiar caminho no itinerário que tínhamos traçado? Quem não teve de recuar – de forma estratégica ou mesmo ocasional – em ordem a conseguir os seus objetivos honestos e racionais? Quantas vezes uma derrota hoje nos faz aprender a saber lidar com os erros e as más decisões de ontem e para uma nova e melhor aprendizagem amanhã?

Digamos que há (ou pode haver) muitas ‘fuinhas’ – mais psicológicas do que físicas – na nossa engrenagem de vida, não como dificuldades intransponíveis mas como degraus a serem percorridos com mais segurança e acerto… depois das barreiras colocadas. 

= Na convivência social há quem possa considerar que tem de ‘engolir sapos’ – isto é, comer aquilo de que se não aprecia – quando a contragosto tem de se enfrentar com algo que, anteriormente, contestou. Há quem faça disso uma espécie de derrota do seu ego e se sinta incomodado por ter de não conseguir levar a sua pretensão ao termo que pretendia. Isso como que carateriza uma espécie de orgulho um tanto disfarçado de humildade, senão mesmo de humilhação. Não é fácil para quem tenha um culto da ‘sua’ personalidade mais ou menos exaltada, pois ser-lhe-á um tanto difícil ter de ceder, quando isso pode ser a melhor forma de ‘conquistar’ a consideração dos outros. Os egocêntricos não conseguem lidar bem com tais derrotas, embora elas sejam o melhor para si mesmo e, sobretudo, para os outros… pois terão de aprender a saber perder a bem ou pelo menos não tão bem! 

= Na vida político-social mais recente – que alguns até apelidam de estar em ‘paz social – temos podido ver certos indícios de que bastará a intromissão dalguma fuinha no sistema para bem depressa algo começar a correr menos bem… A luta sindical, as reivindicações laborais, as propostas de novos salários, certos temas fraturantes (éticos ou não), poderão vir a ser as tais fuinhas que podem fazer colapsar o que tem vindo a construir na descrispação, num certo azedume ideológico ou noutros assuntos mais profundos, que por agora não interessa trazer à ribalta…

Em determinados momentos fica-nos a sensação de algo anda a flutuar e não conseguimos entender com nitidez o que se pretende que aconteça. Dá a impressão que certas forças sociais, económicas e político-partidárias escondem qualquer coisa que lhe poderá ser mais útil em momentos posteriores de crise… Será este discurso assim encriptado que interessa ao país… cá dentro ou lá fora? Será que uns certos arranjos de circunstância são favoráveis ou nocivos para a nosso futuro? Quem fala verdade: as promessas ou os factos?

Precisamos de estar atentos e vigilantes, pois com facilidade tudo se pode agravar… rapidamente!

 

António Sílvio Couto



Sem comentários:

Enviar um comentário