Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 5 de abril de 2016

O sentido das setas


Todos os partidos políticos têm símbolos que falam de si mesmos, tanto para os seus militantes como na relação com os seus adversários. Se bem elaborados na forma e no conteúdo devem ter significado mesmo ideológico e até as cores escolhidas têm carga e caraterizam os seus seguidores, adeptos ou simpatizantes.

Tem havido casos – dignos de estudo e de aprofundamento da identidade – que introduzem modificações ou até transformações que, na maior parte das vezes, correm mal aos ‘fautores’ de ocasião ou de arribação…

Independentemente da afinidade ou repulsa – tendo em conta o mais recente congresso (36.º) – será que as pessoas identificam o significado das setas do partido social-democrata? Por que razão tem aquela coloração a bandeira e qual o objetivo das três setas – mais ou menos constantes – na história de quatro décadas de existência? A que se deve a diferença com outras forças do nosso espetro partidário-ideológico?  

= Por uma questão de princípio fique claro que nada me move de exclusiva simpatia ou de qualquer aversão para com este partido… até porque gostaria de voltar a este tema com outras agremiações, que merecem ser esmiuçadas e aferidas ao que são, àquilo que fazem e, sobretudo, ao modo como se conduzem… agora que – segundo consta, ao menos na teoria – estamos numa fase de reflexão urgente de tudo e de todos… tentando salvaguardar o que ainda resta de democracia…nacional e/ou europeia. Sem sabermos quem somos, poderá ser mais fácil estar ao sabor da manipulação e de tantos tentáculos de ditadura, tenha ela a cor que tiver ou lhe convier!

 = A cor de laranja é uma cor quente matizada de entre as cores mais fortes – sobretudo o vermelho – de outros partidos no espectro mais à esquerda ideológica, de luta, de confronto e com meios mais interventivos pela força entre as classes sociais, laborais e económicas. A cor laranja tornou-se, assim, uma espécie de referência à social-democracia já vigente noutros países, particularmente, europeus.

As três setas – preta, vermelha e branca – fazem referência aos valores da social-democracia de liberdade, igualdade e solidariedade, envolvendo: a cor preta os movimentos libertários do século passado; a cor vermelha as lutas de classes trabalhadoras e dos seus movimentos de massas, enquanto a cor branca é uma referência aos valores humanistas, consubstanciados no personalismo, nalguns casos de influência cristã… Tudo rumo a uma sociedade nova, onde haja e possa haver justiça e liberdade das pessoas e das instituições.

 = Se as setas nos apontam caminho, como não poderemos sentir que algo que tem andado desorientado neste país, muitas das vezes acolhendo mais as promessas que são feitas ao estômago e menos à capacidade de inteligência e de emotividade. Se quiséssemos parafrasear um livro de Camilo Castelo Branco – ‘Coração, cabeça e estômago’, de 1862 – há mais interesse em exaltar o que se come com maior ou menor gosto e sabor – mesmo que nem sempre alimente – do que aquilo que faz ter sentido de vida, que obriga a pensar, questionando-se e desafia a olhar muito mais para a frente e menos para o presente, que depressa é expelido em lixo e estrume!

 = O sentido das setas – servimo-nos por agora das do símbolo gráfico deste partido, mas haveremos de ver, muito em breve, a tendência das mãos, abertas ou cerradas, egoístas ou em agressividade – obriga-nos a fazer um forte exame de consciência sobre tantos dos nossos servidores da vida pública – partidária, autárquica, associativa ou mesmo em contexto de fés e de igrejas – que, atendendo aos percursos realizados, pouco trarão, se continuarem nesta atitude individualista, de benfazejo à nossa sociedade…tão precisada de gente que faça do serviço altruísta algo mais do que uma bandeira de circunstância ou para aparecer nas fotos da comunicação social de serviço.

Apesar de sermos descendentes dos que ficaram – quais ‘velhos do Restelo’ – quando outros foram descobrir novos mundos, ainda acreditamos que as setas – aquelas ou outras – apontam para o alto, para mais longe e, sobretudo, para maior dádiva de vida e de ideais.

 

António Sílvio Couto

1 comentário:

  1. Muito interessante a descrição do significado destas setas, que desconhecia... Também gostei da comparação do nosso povo com o "velho do Restelo"!

    ResponderEliminar