Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 26 de novembro de 2019

Esposo da marida…uma outra visão social?


Por estes dias ouvi esta expressão: ‘esposo da marida’. As pessoas em referência são um homem/masculino (‘esposo’) e uma mulher/feminino (‘marida’)…Não há, num primeiro momento, qualquer referência a essa linguagem de género, nem como ideologia e tão pouco na versão de conveniência…acirrada.
Ao usar aquela expressão talvez se esteja a querer dizer que, quem manda lá por casa, é ela e não ele, na medida ela tem a ascendência nas decisões e não ele, como por vezes se dá a impressão de dizer e, particularmente, de fazer… Mas terá sentido algum esta distinção de quem manda e de quem obedece? Será isso essencial para traçar as linhas-mestras de um relacionamento estável entre um homem e uma mulher? Até que ponto se tornam hierarquizadas ou mais democráticas as decisões entre homem e mulher, sob o regime de vida em comum?

= Li em tempos a seguinte definição de casamento: é uma soma de afetos, uma subtração de liberdades, uma multiplicação de filhos e uma divisão de bens!
Ora, perante tantas notícias de ‘casos’ entre as pessoas que vivem em comum, onde a violência tem, hoje, foros de vergonha, de ofensa e mesmo de criminalidade, será de questionar tal ‘definição’ ou de ir em busca das causas daquilo em que a família – era assim que deveríamos considerar o relacionamento estável entre um homem e uma mulher – se tem vindo a tornar…mais como espaço de conflito do que como lugar de oportunidade de convivência harmoniosa, salutar e de vida.
Vão surgindo novos termos para caraterizar esta onda que está a percorrer vários países. ‘Feminicídio’ é uma delas, na medida em que envolve várias formas de agressividade para com as mulheres, desde o âmbito verbal ao físico, passando pelo psicológico, sobretudo tendo em conta a sua incidência mais doméstica…
Há, no entanto, perguntas que me têm vindo a surgir de forma recorrente, ao sermos matraqueados – quase diariamente – com episódios de agressão, de conflitualidade, de abusos e – em tantos casos – de morte. De facto, os números são assustadores, seja qual for o país. Exemplos de vítimas de violência doméstica – dados recentes – com mortes: em Portugal: 33; em França: 137; na Alemanha: 189; no Reino Unido: 70; em Itália: 65; na Roménia: 60…
Ora, com estes dados disponíveis, estaremos a caminhar para uma maior brutalização das pessoas? Os sinais de civilização caducam perante estes números arrepiantes entre portas? Porque cresce desta forma a agressividade? O que contribui para termos mais casos, se as leis se tornaram mais exigentes? O acentuar da agressão por parte dos homens não esconderá outros objetivos? Por que são pouco difundidas notícias de violência (agressividade, conflitos e mortes) entre os pares homossexuais, porque não há ou porque interessa mais atacar o relacionamento heterossexual? Não estará em marcha uma campanha contra a família, desacreditando primeiro as relações entre homem e mulher, para depois reconstruir algo mais subterrâneo?

= Diante destes desafios – mais à procura de solução do que na busca de acusados – torna-se urgente refletir sobre a antropologia que está a ser desenvolvida na nossa sociedade. Antes de mais é anti-judaico-cristã. Depois podemos encontrar múltiplos preconceitos para com aquilo que foi considerado até há bem pouco tempo como fator de normalidade: o relacionamento estável, sobretudo pelo casamento e mesmo pelo matrimónio, entre um homem e uma mulher. O projeto de família está a ser descartado como algo menosprezível. Os laços entre as pessoas da família são ténues e facilmente quebráveis, seja qual for a idade ou mesmo a condição de ligação. Por seu turno, o Estado acha-se como que ‘dono e senhor’ de tudo e de todos, assumindo, nalguns casos, um papel substantivo, quando devia ser supletivo. A intromissão na esfera da família, nos seus diversos aspetos de consistência, é favorecida, senão mesmo incentivada. Cada vez mais estamos (ou podemos estar) sob a alçada de uma lei republicana, cuja ética despersonaliza e nos faz ser meras peças num puzzle manipulado por interesses materialistas e hedonistas… quanto baste.
Quando se devia aprofundar a dimensão personalista vemos surgirem de forma descarada certos mentores da visão socializante e internacionalista de indivíduos, de grupos e de associações. Para muitos somos parte de um ‘coletivo’ e não pessoas responsáveis numa comunidade…As funções (até) podem mudar…por decreto!

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário