Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Os padres são como os aviões!


É atribuída ao Papa Francisco a seguinte frase: ‘os padres são como os aviões, só se fala deles quando caem’!

Certamente que o Papa Bergoglio sabe o que diz, tanto pela experiência humana de longos anos de padre e de bispo, mas também agora como romano pontífice…

Se quisermos perceber o que certas pessoas pensam dos padres – no geral e no particular sobre algum em concreto – será preciso que eles caiam, isto é, que destoem da normalidade, seja ela rotineira, seja de indiferença. O mesmo acontece com os aviões: quase nem damos conta deles – e são às centenas os que cruzam o nosso céu cada dia – e só se fala deles quando se dá um acidente. Aí reparamos que os aviões fazem parte da nossa convivência…até que precisemos de usá-los. 

= Neste mundo feito de sensacionalismo e do valor efémero das notícias torna-se uma espécie de ‘momento de glória’ conseguir colocar uma situação dum padre em desfavor. Que os digam certos órgãos de comunicação social para quem notícias (negativas) de padres têm quase precedência sobre outros assuntos mais significativos até da vida social pública. Arranjem um problema, por mais vulgar que seja noutros casos e em setores da vida coletiva, que com um padre logo vemos os abutres que se deliciam com a refeição da suspeita, da maledicência e mesmo da má-criação…

Que se pode, então, fazer com casos que envolvam padres? Ignorá-los e fazer de conta que não existem? Branquear nem que seja o erro só porque foi praticado por um padre? Como tratar com rigor o que disso necessita e secundarizar o que não é essencial? Como deve reagir na comunicação social um padre, quando alvo dalguma notícia: em silêncio (possivelmente cúmplice) ou dando, ao menos, a sua versão dos factos ou boatos? Será que todos sabem atuar, falar ou calar no tempo adequado?  

= Nesta santa Igreja dos pecadores podemos e devemos citar alguma frase que disso nos ajude a assumir o que somos e a corrigir o que é necessário.

«Todos os membros da Igreja, inclusive os seus ministros, devem reconhecer-se pecadores. Em todos eles, o joio do pecado encontra-se ainda misturado com a boa semente do Evangelho até ao fim dos tempos. A Igreja reúne, pois, em si, pecadores abrangidos pela salvação de Cristo, mas ainda a caminho da santificação» (Catecismo da Igreja Católica, 827).

– Podemos inferir deste texto do magistério da Igreja que, antes de tudo, os padres são cristãos pecadores, chamados, por Deus e em Igreja, a exercerem um ministério de presença divina num mundo também ele pecador e necessitado de mudança e de conversão.

– Podemos aclarar que ninguém é santo sem passar pelo crivo do pecado assumido, arrependido e perdoado, onde os padres são, antes de mais, penitentes e só depois ministros.

– Podemos considerar que será pela humildade que todos – incluindo os padres – haveremos de aprender com os nossos erros, sem os negligenciarmos, antes servindo-nos deles como degraus na aprendizagem e amadurecimento na fé, pela esperança e para a caridade. 

= Nesta época de ‘cultura líquida’, onde as ‘certezas’ de antanho quase se tornaram obsoletas e até mesmo os critérios e valores rapidamente mudam em conformidade com os intervenientes e as causas que servem, esta temática do questionamento dos padres ganha outro alcance no derrubar de conceitos e de estereótipos onde, mesmo em forma de classe, era dada alguma segurança e estabilidade. Agora quase tudo se escoa como água por entre os dedos da complexidade do egocentrismo de ideias e de comportamentos. Com facilidade se vai desconstruindo o que antes era – com verdade ou em suposição – fator de estabilidade.

Neste mesmo afã de desmontagem vemos as variadas acusações sobre atos de indignidade de padres para com menores e outros subalternos. Se formos apurar o que um razoável número de órgãos de comunicação social falou da visita do Papa, por estes dias ao Chile, pouco mais ouviremos ou veremos do que as acusações sobre erros de clérigos naquele país…já há anos decorridos. Seria isso o mais importante da ação da Igreja católica naquelas paragens da América Latina? Novamente o avião foi atingido e os resultados emergirão!

    

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário