Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Testemunho - Ao padre-formiga




Foi com estupefação que recebi – via mensagem da arquidiocese – a notícia do falecimento do Padre Manuel da Costa Amorim… ex-capelão militar da Armada, capelão-chefe do ramo, vigário geral da diocese da Forças Armadas e de segurança.

Sabia que estava doente – ainda esta semana lhe enviei uma mensagem escrita a desejar-lhe boa saúde…e não recebi resposta – desde a Páscoa, com implicações inesperadas e complexas… Ele um militar de carreira – mais de trinta anos de serviço, contra-almirante na reserva, mas a prestar serviço de capelão por vocação – teve, nos últimos tempos alguns achaques que lhe foram – sabemos agora – fatais.

É verdade que somos originários do mesmo concelho (Esposende), com alguma idade de diferença – ele tinha 63 e eu tenho 56 anos – e só nos aproximamos um pouco mais desde que há dezoito anos vim para a diocese de Setúbal.

O Amorim era – como diz o título deste breve testemunho – uma espécie de padre-formiga: trabalhava muito, de forma discreta e fazia os outros trabalhar também… desde bem cedo e até bastante tarde: era dos primeiros a passar a ponte e dos últimos a vir do lado de lá!

Encontramo-nos algumas vezes nestes anos por aqui passados, mas tenho a sensação de nem sempre ter aproveitado da sua sabedoria e experiência de vida…mesmo no trato com outras estruturas que não religiosas. O capelão Amorim era respeitado nas forças armadas, tornando-se uma espécie de referência da arquidiocese de Braga no meio castrense. Soube dirimir contendas, tanto no espaço castrense como no âmbito eclesial… onde a sua atitude de maior relevo – se bem que não muito publicitada – foi o ato de retirada pela reserva antecipada.

É duro perder um padre com esta idade e com condições de ser muito benéfico para a Igreja e para o meio militar.

A paróquia de Belinho perdeu em pouco mais de dois anos quatro padres… uns por idade e outros por doença. O Padre Amorim vai a sepultar no dia mundial das missões. Como gostaria de exprimir ao Céu o desejo de que a sua entrega possa frutificar em novas vocações naquela paróquia, em todo o arciprestado e na diocese inteira.

Padre Manuel, não conseguimos cumprir o desejo que tinhas de nos encontramos, quando estivesses melhor. Aí do Céu olha para a tua diocese de origem e para aquela em que trabalhaste tanto e pede a Nossa Senhora que nos dê a todos a tua capacidade de sermos padres mais formigas do que cigarras!

 

António Sílvio Couto da Silva

(natural de Forjães, Esposende e pároco da Moita, Setúbal)

1 comentário:

  1. Obrigado por este resumo dedicado ao nosso conterrâneo P.Amorim, que eu conheci desde a sua infância. VI e me recordo do casamento de seus queridos pais, ao vê-los passar junto à casa onde nasci na vinda da igreja.

    ResponderEliminar