Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Centralidade ativa da família


‘O Sínodo reforçará a centralidade ativa da família na comunidade cristã’. É assim que entende, D. Manuel Clemente aquilo que será feito no Sínodo dos Bispos em Roma, que decorrerá até 25 deste mês.

De facto, o que mais impressiona nos nossos dias é a vulgaridade com que se tratam temas tão fundamentais da dimensão humana e cultural, como é a família e imensos outros assuntos que estão presentes nesta abordagem à realidade familiar.

= Antes de tudo há os mais diversos ataques egoístas à família: cada um tenta valer pelo que é, sem atender àqueles com quem vive. O mito da ‘felicidade’ conquistou o primeiro lugar em cada membro da família. Esta, por vezes, vale pelo que me dá e não tanto pelo que eu dou e partilho. Será que cada elemento da família – marido/esposa, pais/filhos, irmãos/avós – cuida em que os outros sejam mais importantes do que o próprio? Até que ponto as circunstâncias de um ajudam e são ajudadas pelas dos outros? Como é o tempo e a qualidade de presença à família?

= Ouvi há dias que ‘a escuta é mais difícil que a fala’. Ora, na família, será que todos se escutam? Quem manda em casa não será, por vezes, o barulho da televisão ou a distração do computador ou mesmo a ocupação do sempre contatável telemóvel?

Quantas vezes vemos um grupo de pessoas – que se presume sejam da mesma família – à mesa, mas onde cada qual está no seu mundo, feito de virtualidade e não de diálogo! Quantas vezes a forma algo irritadiça como se falam nos faz perceber que a conversa não une, mas poderá ser facilmente alterosa e alterada! Quantas vezes na conjuntura da vida as pessoas do mesmo sangue se sentem menos afeiçoadas do que os do círculo de convívio e (pretensa) amizade!

= O tema sempre fundamental da vida pode e deve ocupar um espaço central em cada família. Com efeito, a abertura ao ‘dom dos filhos’ tem vindo a ser um dos desafios mais urgentes da nossa época. Pelas mais diferentes razões a opção pelo nascimento de um filho vai sendo adiada até ao limite da capacidade de fecundidade… tornando-se, nalguns casos, algo que será preocupante em razão das consequências de ser mãe ou pai mais tarde. Por vezes, este acontecimento da maternidade/paternidade condiciona a vida presente e atrapalha as aspirações para com o futuro. Parece que o filho/a é uma espécie de ‘objeto’ que traz incómodos em vez de satisfação e alegria. Em certas leituras do que vamos vendo nota-se mais uma atenção aos progenitores do que aos descendentes…

= Numa leitura mais habitual diríamos que todos fazemos parte de uma família onde aprendemos a ser o que somos, enraizados num espaço e num tempo… respondendo à pergunta: de onde é natural?...numa tentativa de identificação com as origens e suas implicações.

Ora, com a mobilidade hodierna poderemos, por vezes, vivenciar algo que nos pode exigir uma contínua aferição a novos espaços e diferentes formas de estar. Hoje já é difícil encontrar alguém que tenha nascido, crescido e morrido sempre no mesmo lugar. Neste sentido também a família está exposta às múltiplas influências…mais ou menos enriquecedoras e desafiadoras para todos. A grandeza duma família estará, assim, colocada na capacidade de integrar novos elementos culturais e sociais… sem se deixar baralhar pela novidade.

= Apesar dos mais atrozes ataques à família de índole cristã, temos de saber salvaguardá-la com espírito de ousadia, pois será quando a família cristã estiver saudável que poderemos ter uma Igreja mais centrada no essencial, que é Jesus Cristo e a sua mensagem do Evangelho. Precisamos de viver uma reconfiguração comunitária da vida eclesial e os alicerces estão na família…Tudo o resto serão distrações e fait-divers ocasionais ou intencionais!

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário