Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jesus terá lugar na minha casa?


A caminhada do Advento prepara-nos – ao nível pessoal, mas também familiar e mesmo eclesial – para celebrar o Natal, de Jesus, que é o celebrado em cada Natal... e não só as outras ocupações nem tão pouco a família, embora esta possa ajudar-nos a viver melhor o Natal.
Porque somos muitas vezes assediados com tantas solicitações a preenchermos a nossa vida com coisas e com isso nos satisfazermos na celebração do Natal, vimos propor, neste Advento um itinerário de aprendizagem para que Jesus possa ter espaço, lugar ou oportunidade neste Natal de 2013.
Se bem nos recordamos, na narrativa do evangelho de São Lucas, diz-se: «e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria» (Lc 2,7). Há dúvidas sobre a tradução de ‘hospedaria’, pois seria antes uma sala, um lugar de repouso ou até uma casa...e, só mais tarde, ganhou a referência a uma gruta ou espaço de recolha de animais...pela alusão à manjedoura, o lugar onde os animais comiam!
Tentemos, então, refletir sobre o significado da casa -- morada, família ou pessoa -- onde Jesus deve (re)nascer, neste Natal.
* A porta
Na 1.ª semana deste Advento meditemos sobre o significado da porta: por ela entramos, por ela passamos; nela damos início a um tempo de proximidade e espaço de partilha entre pessoas; com ela podemos entender Jesus, a porta, pelo Qual estabelecemos oportunidade de diálogo… com Deus e uns com os outros
Para entrarmos ou passarmos a porta precisamos de algo que revista e envolva os nossos pés, isto é, o calçado. Aquilo que calçamos pode servir de partilha para tantos outros que não têm o mínimo e suficiente. Poderíamos proporcionar, neste Natal, algo mais quente a quem precisa, partilhando com os outros não aqueles sapatos ou outro calçado que já não queremos (porque estão fora de moda ou gastos e velhos), mas aquilo que pode ser útil e benfazejo para quem precise! E, por que não, pormos de parte uma certa quantia em dinheiro que possa servir para que outros tenham uns sapatos novos neste Natal! Seria uma prenda diferente para os outros e não para nós!...
* A janela
Na 2.ª semana do Advento deste ano temos uma janela de grande alcance: Nossa Senhora de Quem celebramos, no dia 8 de dezembro, a sua Imaculada Conceição. Ela é a nossa janela de graça através da Qual podemos ver Deus e pela qual somos vistos por Deus na sempre Virgem e Mãe, Maria.
Tal como se diz na tradição católica, Maria é como que a vidraça por onde a Luz de Deus passou sem ser quebrada na sua integridade física, psicológica e moral.
Numa atitude de partilha poderemos dar lâmpadas, toalhas e até cobertores…para que outros tenham mais aconchego em sua casa, colocando a nossa fraternidade em ato de co-dividir com quem possa precisar mais do que nós...a começar pelos nossos vizinhos e até familiares.
* A mesa
Na 3.ª semana da caminhada do Advento pomos a mesa na nossa casa para que possa haver refeição, convívio, comida e bebida, conversa...onde se faz presença e geram momentos de vivência mesmo de fé. Estar à mesa com alguém é muito mais do que comer com -- ‘companheiro’ -- pois deve ser partilha com…
Ora para cozinhar os alimentos e ingeri-los precisamos de utensílios: panelas e tachos, colheres e garfos, pratos e copos... Talvez possamos gerar um ambiente de partilha destes artefactos com os quais podemos fazer da mesa esse lugar onde nos conhecemos e nos damos a conhecer... tal como fez João Baptista na sua vida e na sua missão.
* O espelho
Já próximos do Natal, no último domingo de Advento, poderemos apresentar o espelho como esse objeto diante do qual nos adornamos, pretendendo conhecer-nos melhor e darmos a revelar aos outros.
Digamos que na configuração da nossa casa, o espelho nos faz entrar nesse recanto mais íntimo da nossa identidade: aí nos permitimos ser sem disfarce e apresentar sem rótulos...fazendo o mesmo para com os outros e vendo também assim os demais... Aqui poderíamos incluir a partilha de alimentos ou de brinquedos na proximidade ao dia de Natal!
 
António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário