Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Candidatos autárquicos: jogadores ou mandados?


Lá para o fim do terceiro trimestre deste ano civil, isto é, por finais de Setembro ou o mais tardar no início de Outubro, seremos chamados a votar novos órgãos autárquicos – assembleias de freguesia/juntas; assembleias municipais e edis... sob o signo dos emblemas partidários ou na tutela dos interesses (ditos) independentes.

Estando a cerca de três meses da (tal) votação, vemos já perfilarem-se figuras e figurões, entidades e promoções, classes e camaleões... numa espécie de concorrência onde, desgraçadamentte, os mais apontados deixam muito a desejar e, possivelmente, os mais aptos se escondem sob a capa de outras ocupações... profissionais ou de objecção à visibilidade em favor dos outros!

Depois de quase quatro décadas de ‘poder autárquico’ temos visto muitas figuras a surgirem e a desaparecerem; outras a terem um prazo mínimo de validade; muitos outros a prolongarem-se – até criaram uma palavra para os designarem: dinossaurios – o mais tempo que lhes foi possível... agora têm de sair em razão da lei. Nestas variadas situações o ‘poder autárquico’ foi criando uns certos tiques de caciquismo – esse mesmo que acusavam ao regime anterior! – e foram-nos ainda dados referenciais de popularidade quase invejável e, embora sendo poucos, têm, hoje, poder na suas localidades e junto do poder central... tal é (ou parece ser) a influência com que actuam, dentro e fora dos espaços de decisão.

= Autarcas jogam no xadrez político?

Atendendo a que estão mais próximos das populações e emergindo de entre os votantes como os (pretensamente) mais capazes, os autarcas sabem como conduzir tantas questões, colhendo disso os favores do povo e dando, em contrapartida, espaço a outros ganharem ascendência na hora das eleições. Na maior parte dos casos não se está de má-fé, mas, noutras situações, nota-se um certo aproveitamento dos lugares de mando, pois mais não seja para conquistarem prestígio social e político. Com efeito, é no xadrez político – sobretudo na condição de partidário – que os autarcas podem ser usados ou até podem ser manipulados, se não estiverem atentos... em todos os sentidos.

Talvez seja pouco abonador da nossa democracia que poucos autarcas tenham chegado aos postos de poder no governo da Nação, pois teriam outra sensibilidade aos problemas das pessoas. No entanto, os poucos que lá chegaram depressa deixaram a autarquia numa espécie de orfandade e eles sentindo-se como peixes fora da água não vitaminada pelos seus aduladores.

A contestação à nova lei autárquica – que ainda não se sabe que será implementada -- não revelou mais interesses em defender o posto de comando do que a lógica do bem serviço às populações? Como poderemos progredir se tudo está parado ao sabor de quem governa a seu bel-prazer?

= Autarcas jogados em favores partidários?

Por outro lado, podemos ver os autarcas – de freguesia ou de concelho – a servirem de tropa dos partidos políticos, pois é nas bases que se constroem – pelo voto ou pela promessa de maior protagonismo – as aspirações a conseguir um posto melhor. Vive-se, neste momento no nosso país, numa sociedade piramidal, onde os debaixo só conseguem ascender a algo melhor se forem da simpatia de quem governa e estes têm de receber algum sinal de concordância para que os súbditos possam (vir a) ser promovidos...

Neste aspecto porque serão as câmaras municipais os maiores empregadores, na maioria dos concelhos? A quem interessa ter esse poder sobre as pessoas e o seu futuro? Como se poderá sacudir esta ditadura sem liberdade de contraditório?

Como as pessoas precisam do emprego para terem pão para a boca, esta fecha-se num silêncio ensurdecedor e, por vezes, cúmplice, pois quem manda pode-nos cortar a linha de possibilidade de melhor posto...

Agora que se preparam as listas para as eleições é bom de ver o corropio nas sedes partidárias, pois é o futuro dos filhos e netos que está em causa. Também neste campo é preciso bom senso e espírito de serviço aos outros. Os autarcas merecem melhor e nós todos merecemos os melhores... assim eles apareçam!



António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário