Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Globalização da fraternidade… para a paz


«A globalização da indiferença, que hoje pesa sobre a vida de tantas irmãs e de tantos irmãos, requer de todos nós que nos façamos artífices duma globalização da solidariedade e da fraternidade que possa devolver-lhes a esperança e levá-los a retomar, com coragem, o caminho através dos problemas do nosso tempo e as novas perspetivas que este traz consigo e que Deus coloca nas nossas mãos».

Estas palavras terminam a mensagem do Papa Francisco para o 48.º dia mundial da paz, a celebrar no dia 1 de janeiro, subordinado ao tema: ‘Já não escravos, mas irmãos’.

Partindo duma análise da condição humana onde, por vezes, se verificaram ‘múltiplas faces da escravatura’ -- trabalhadores menores, exploração dos migrantes, na prostituição, nos raptos – até aos nossos dias – pobreza, corrupção, conflitos armados, violências, criminalidade e terrorismo – o Papa aponta a causa: «hoje como ontem, na raiz da escravatura, está uma conceção da pessoa humana que admite a possibilidade de a tratar como objeto (…) Com a força, o engano, a coação física ou psicológica, a pessoa humana – criada à imagem e semelhança de Deus – é privada da liberdade, mercantilizada, reduzida a propriedade de alguém, é tratada como meio e não como fim».

Deixamos, a título de interpelação, duas breves propostas – mais culturais do que meramente moralizantes – para a vivência desta mensagem do Papa Francisco:

= Erradicar a cultura da servidão

«As organizações da sociedade civil têm o dever de sensibilizar e estimular as consciências sobre os passos necessários para combater e erradicar a cultura da servidão».

Quais são os sinais desta cultura de servidão? Podemos encontrar sinais de natureza física, de índole psicológica, de âmbito espiritual e mesmo de alcance ético/moral.

Na sua mensagem o Papa enumera alguns dos aspetos de servidão física, que condicionam a liberdade das pessoas, desde os mais simples como a escravatura exercida sobre crianças e mulheres… até aos mais complexos como a subtração de documentos em casos de emigração ou à exploração sexual de menores e mulheres sem direitos mínimos.

Ao nível psicológico, o servilismo é explorado desde as seduções mais subtis e enganadoras até ao condicionamento nas escolhas publicitárias e economicistas. A arte do marketing e da publicidade pode entrar neste campo do servilismo consumista.

Nas vertentes espiritual e moral/ética a cultura da servidão nota-se naquilo que o Papa fala de ‘tornar-se cúmplice deste mal’, pois muitos silêncios como que se tornam ensurdecedores para com as vítimas das mais diversas escravaturas, onde a ausência (negando, ignorando ou pela indiferença) de Deus faz com que a pessoa humana deixe de valer pelo que é para ser valorizada pelo que produz…  

= Exorcizar a indiferença    

«Perguntemo-nos, enquanto comunidade e indivíduo, como nos sentimos interpelados quando, na vida quotidiana, nos encontramos ou lidamos com pessoas que poderiam ser vítimas do tráfico de seres humanos ou, quando temos de comprar, se escolhemos produtos que poderiam razoavelmente resultar da exploração de outras pessoas».

De fato, nós andamos muito distraídos com as nossas preocupações diárias, fechando-nos uns aos outros, envolvidos que dizemos andar com os nossos problemas e tentando resolver as questões mais imediatas. Na sua mensagem o Papa Francisco aponta-nos breves desafios para irmos ultrapassando esta conjuntura egoísta, individualista e egocêntrica: ‘praticando no dia-a-dia pequenos gestos como dirigir a palavra, trocar um cumprimento, dizer ‘bom dia’ ou oferecer um sorriso’. Com efeito, o Papa refere que ‘estes gestos, que têm imenso valor e não nos custam nada, podem dar esperança, abrir estradas, mudar a vida a uma pessoa’… que vive e convive connosco. 

Neste novo ano – e ainda em contexto de Natal – tentemos semear fraternidade… para uma nova paz!
 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário