Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 1 de junho de 2018

Defender os animais e matar as pessoas?



As mais recentes discussões sobre a despenalização/legalização da eutanásia – eufemisticamente apelidada de ‘morte medicamente assistida’ – trouxe à liça a conjugação de trocadilhos não menos irónicos: a humanização dos animais versus a animalização dos humanos, onde se têm vindo a trocar os direitos dos animais pelos deveres dos humanos, tanto na conjugação de uns com os outros como no confronto entre os dois vetores…

Com alguma facilidade vemos grupos partidários e formações ideológicas transversais a defenderem com mais vigor os animais, colocando os humanos na linha da morte senão imediata ao menos pretendida. Não é um pouco isso o que se pretende fazer com o combate fundamentalista às corridas de toiros, enquanto se promove a divulgação da eutanásia? Que dizer ainda da exaltação dos animais – sobretudo os ditos de companhia – enquanto se desincentiva a natalidade – com leis, mentalidades e ações –, tornando aqueles os substitutos dos filhos e de entes queridos? Como é entendível que formações partidárias concorram coligadas, quando nas iniciativas próprias defendem o contraditório dos outros?

Não está em causa, nesta argumentação que pretendemos apresentar, de forma alguma que os animais sejam tratados de modo menos respeitável e com menor cuidado, mas antes que não se sobreponham estes aos humanos, pois pelo caminho que vamos, teremos, em breve, uma cultura demasiado holística para que as pessoas humanas não tenham de reivindicar os seus direitos tais são os atropelos no confronto com as regalias e benesses dadas aos animais… 

= Este fenómeno de hipervalorização dos animais relativamente aos humanos não será uma espécie de mudança cultural e quase fracionária da nossa condição de humanos? Que pensamento está subjacente a esta tão rápida mudança? Não andaremos iludidos com esta modificação na mentalidade de tantas pessoas e de muitas em simultâneo?

Por outro lado, como se poderá compreender que a desvalorização do ser humano tenha descido tão baixo e de forma tão rápida? Não foram os animais que pediriam nem que executaram esta modificação, mas alguns humanos ‘iluminados’ às ordens sabe lá de quem e com que finalidade. Os desenvolvimentos no final do século passado e parte deste têm feito um tal caminho que será de arrepiar sobre o futuro próximo… Humanidade e humanismo chegaram ao descalabro quase total!  

= Perante certos guardiães duma tal moralidade social, vemos emergir uma tendência trotskista e afins a censurarem tudo e o resto daquilo que não são os seus objetivos mais ou menos dissimulados. Se uma campanha antitabágica não lhes agrada – sabe-se lá se a atriz na alinha nos seus ideais! – logo pedem a suspensão da mesma com rótulos de misoginia e adjetivos quejandos. Quando pretendem impor a sua orientação sexual, logo fazem o resto de tudo para que pareça que a maior parte os secundariza. Quando acham que os mais novos precisam de drogas a pataco, logo insinuam os benefícios da canábis, primeiro medicamentosa e em breve aduzida como terapêutica contra os problemas da sua claque, mas estendidos à possibilidade para todos.

Foram estes guardiães da tal moralidade que quiseram trazer para a discussão – a que lhes interessava e não a da população em geral – a temática da eutanásia, mesmo que julgando ganhar antes de irem a jogo. Talvez nesta área da saúde devêssemos fazer uma mutação na designação do titular, passando a chamar-lhe ‘ministro da doença’, tal é a complexidade de problemas a enfrentar, mas que ele – quem o acompanha e os outros elos da cadeia – vai chutando para o lado, numa espécie de não-resolução despachada a contento…  

= A leitura e interpretação do personalismo quase capitulou, mesmo nos partidos que disso se reclamavam. Pé-ante-pé a dialética marxista tem vindo a querer sobrepor-se na vida pública e privada. Os tentáculos leninistas e trotskistas estão novamente a enredar muita gente, senão ao nível do pensamento, ao menos na vida prática. Temos de estudar mais as razões e os comportamentos, não nos deixando ludibriar com a ética republicana, que tem servido para uns tantos irem flutuando sobre a nuvem de esterco… É preciso acordar!     

 

António Sílvio Couto






Sem comentários:

Enviar um comentário