Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Quaresma: família, aceita a salvação de Jesus


A preparação para a Páscoa, que é a Quaresma, pode e deve ser vivida soba dinamização dum tema. Assim se compreende que o Papa e a maioria dos Bispos escrevam uma mensagem orientadora dessa caminhada, dando cada um dos bispos pistas para os seus diocesanos.

Ora, segundo o programa pastoral diocesano, queremos como paróquia (Moita), sugerir uma caminhada, tendo em conta o tema da família em cada um dos domingos quaresmais. Procuraremos incluir um sinal dessa caminhada, por forma a que, no início da missa do domingo seguinte, possamos colocar diante de Deus, em Igreja, o esforço dessa caminhada, simbolizado num pequeno sinal.

Assim propomos:

* 1.ª semana da Quaresma: na condição de tentados 

Nesta semana meditamos sobre o texto das tentações de Jesus, mesmo na versão mais breve de Mc 1,12-15. Somos desafiados, pessoal, familiar e eclesialmente a estarmos mais atentos às nossas (maiores ou menores) tentações. Fazemo-lo numa dinâmica de acolhimento contínuo da salvação trazida por Jesus...que cada um de nós deve aceitar em si mesmo. Vamos usar como símbolo desta caminhada uma pedra (com alguma dimensão) para nos fazer lembrar as pedras de tropeço/obstáculo/dificuldade que há em cada um de nós e também nos outros, tentando retirar essas pedras com a ajuda da oração diária, pessoal e familiar...

* 2.ª semana da Quaresma: na escuta para a transfiguração

Na narrativa da transfiguração de Jesus - Mc 9, 2-10 - encontramos um itinerário para a a caminhada nesta 2.ª semana. Tal como Jesus somos chamados a subir - ao monte, ao encontro com Deus, com tempo e espaço - para estarmos na escuta de Deus em nós e connosco, rezando a partir da Palavra de Deus na Bíblia. Como para conseguirmos subir precisamos de amparo e de suporte, vamos servir-nos duma pequena vara (até 20 centímetros), onde cada um escreverá uma palavra do evangelho desta semana, sendo depois entregue no ofertório da missa da semana seguinte, como resultado da vida vivência feita...pessoalmente ou família.

* 3.ª semana da Quaresma: pela purificação do nosso templo

Na caminhada desta semana é-nos apresentada a purificação do templo - Jo 2,13-25 - por parte de Jesus, num gesto profético que envolve a nossa purificação, do templo pessoal e familiar, do templo eclesial e espiritual, à semelhança de Jesus, sugerimos o uso do sinal duma pequena corda (até 50 centímetros) que poderá significar o nosso esforço em nos irmos purificando/expulsando/libertando de algo que nos aprisiona na via do pecado... fazendo alguns nós e indo-os desfazendo ao longo da semana pela vitória sobre algum dos pecados de que nos fomos consciencializando e pedindo perdão a Deus.

* 4.ª semana da Quaresma: expôr-se à luz para viver na verdade

Nesta 4.ª semana escutamos um excerto do diálogo entre Jesus e Nicodemos - Jo 3,14-21 - onde Jesus apresenta uma correlação entre a verdade e a luz, em contraste com mentira e trevas: viver na verdade é expôr-se à luz, enquanto estar nas trevas é viver na mentira. Como sinal de caminhada nesta semana temos uma vela apagada, que há de ser acesa no contexto da vigília pascal... Começamos a fazer o nosso exame de consciência em ordem à celebração do sacramento de penitência em breve...

* 5.ª semana da Quaresma: aprender a crescer...morrendo para o pecado

Nesta semana, desafiados a escutar um texto do evangelho de São João - Jo 12,20-33 - onde Jesus nos fala da semente que é lançada à terra, se morrer dará muito fruto, se não morrer fica só e sem fruto... A linguagem da semente pode servir-nos de suporte à nossa caminhada nesta semana...trazendo, no próximo domingo de Ramos, cada um de nós uma semente, se possível já a crescer nalgum vaso.

 

= Ao longo da Quaresma viveremos, sobretudo, às sextas-feiras, a devoção de meditação da Paixão-morte-ressurreição de Jesus. Este ano o tema a rezar anda, novamente, em volta da família: ‘Via-sacra da família (vários graus de parentesco rezam e são rezados)’. Também há uma proposta para crianças, sob o título: ‘Via-sacra das crianças em família’. Alguns momentos serão feitos na rua, em Sarilhos Pequenos, no Rosário e na Moita.

= No domingo de Ramos, na Moita, vive-se a procissão do Senhor dos Passos…onde se concluem todos esses aspetos de vida pessoal, familiar e comunitária.

 

António Sílvio Couto



Sem comentários:

Enviar um comentário