Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 20 de junho de 2016

Dói muito?


Por ocasião do falecimento de alguém, que nos é querido, ouvimos palavras e frases que nos fazem pensar e refletir… sobre nós mesmos e em relação aos outros.

No dia seguinte ao sepultamento recente de minha mãe, o meu irmão mais novo chegou a casa e referiu a pergunta – dói muito? – que um vizinho lhe tinha feito minutos antes. Este tem os pais octogenários e que sentiram a partida, quase rápida e inesperada de minha mãe… parecendo desta forma estar a preparar-se para o golpe duplo que, em breve, irá vivenciar.

Com efeito, na nossa vida vamos tendo experiências que nos ajudam a amadurecer na existência e a aquilatar do valor da nossa fé. Por vezes, sinto que a fé (enquanto dom e virtude) não é grande coisa, mas é em momentos como este que ela ganha mais sentido e valor… não para levar à alienação, mas para nos confortar nas dimensões mais profundas daquilo que somos – e é muito pouco – e do que valemos – que é ainda menos – enquanto peregrinamos sob esta Terra.

Apesar de ter ficado órfão de pai, fez este ano já quarenta anos, a perda da mãe é mais uma provação que dói e custa muito… psicológica e até espiritualmente. 

= Cada um de nós vive e reage à sua maneira em momentos mais ou menos difíceis de enquadrar na nossa peregrinação humana e espiritual. Neste sentido a fé cristã aponta-nos horizontes que nos podem ajudar a ‘compreender’ o mistério da vida, onde a morte é certeza imprevisível. Se há aspetos que podemos antecipar, muitos outros serão irremediavelmente inesperados. Porque é a negação da vida – e nós somos seres para a vida – a morte carrega a penumbra do silêncio e do silenciamento. Com efeito, ver prostrado no caixão alguém com quem falamos, com quem convivemos ou de quem escutamos algo que nos alimentou na vida, é, sobretudo, o reconhecimento máximo da fragilidade e faz-nos humilhar na nossa fragilização… Isto dói física, psicológica, emocional e espiritualmente…

. Quantas vezes as lágrimas – nossas e dos outros – lavam a alma da amargura que percorre o nosso interior, quase vazio e cheio de interrogações.

. Quantas vezes as palavras ouvidas e ditas soam a ricochete de correção para com a atenção nem sempre dada de uns para com os outros.

. Quantas vezes é preferível mais estar calado do que verbalizar seja o que for, pois na disponibilidade à escuta se pode exercitar a interpretação do nosso mistério… seja qual for a etapa de vida pessoal ou de quem faleceu. 

= É recorrente afirmar-se que, se pensássemos mais na morte, saberíamos melhor conduzir-nos na vida. Sim, é verdade. Pois, será quando vemos fragilidade daquilo que somos – e os outros no-lo recordam pela sua passagem – que podemos entender, um tanto melhor, aquilo que valorizamos, verdadeiramente. Não será de questionar a nossa capacidade de perdão, quando nos nivelamos pela morte vivida e a viver? Não será que muito daquilo que acentuamos na diferença, caduca na hora da morte? De que adianta andarmos a torturar-nos uns aos outros, com zangas e afrontas, se tudo passa e nada deixamos…por mais valor que julgamos ser ou pelos valores que pretendamos ter?

Tal como repetidas vezes o Papa Francisco tem dito: a mortalha não tem bolsos nem nos seguem carros de segurança… com os valores económicos, no funeral.

Apesar da minha pouca fé, vejo que ainda há muitos cristãos – talvez sejam tão católicos/as que ultrapassam os parâmetros da canonização…em vida – para os quais a morte não amolece as resistências à compreensão fraterna e à reconciliação… mesmo humana e eclesial.

E se as flores que entregamos em honra dos falecidos pudessem ser trocadas por boas obras de paz e de reconciliação!

E se as manifestações de carinho e de amizade pudessem ser cultivadas como a melhor herança de quem partiu!

E se todos nos colocássemos – mesmo por breves momentos – no lugar do falecido/a, não seríamos mais humildes e sinceros?

 

António Sílvio Couto 

Sem comentários:

Enviar um comentário