Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 29 de junho de 2015

Vida: dom, mistério e compromisso


Atendendo ao essencial, como poderemos avaliar a nossa vida? Esta é aquilo que nos faz viver e sentir, que nos faz levantar cada manhã e adormecer cada noite, que nos obriga a assumir responsabilidades, que nos motiva a ser mais e mais em maturidade humana, psicológica e espiritual.

Há, no entanto, questões sobre a qualidade de vida, sobre (possíveis) ideais de vida, sobre (necessários) projetos de vida, sobre (as principais) razões de viver, sobre temas e assuntos que são mais do que metafísicos, mas essencialmente existenciais no ser e no estar...de todos e de cada um de nós.

Num tempo em que se tenta viver segundo uma mentalidade reinante – consumismo, hedonismo, epicurismo...numa palavra, materialismo de vida – questões que incomodem certas mentalidades podem tornar-se dispensáveis, senão mesmo, abjuráveis para uma larga maioria dos nossos contemporâneos.

1. Vida – dom

Um dos aspetos que reputamos de essencial é o de vermos a vida como um dom, sobretudo de Deus. Com efeito, nenhum de nós foi consultado para viver nem muito menos podemos opinar sobre os nossos pais. Somos essencialmente um dom de Deus, cuja bondade nos fez ser gerados, podermos nascer e sermos cuidados pelos nossos pais. Nada há de mais simples do que sentir-se agradecido a quem nos deu a vida... E nem, na idade da aborrescência – palavra composta de adolescência e de aborrecer – em que tudo se contesta e com muito pouco se concorda, poderemos sentir-nos menos bem com o mundo, com os adultos ou até connosco mesmos!...

Cada vez mais precisamos de olhar a nossa vida, tendo em conta os aspetos essenciais, sem nos entretermos com ‘coisas importantes’, mas que, afinal, não passam de disfarces para o egoísmo, com certos fatores mesquinhos, onde se pretende antepor aos outros uma certa fachada daquilo que pensamos...ainda ser!

Há diversos sinais de que a vida não é vista, sentida e vivida como dom, pois, quando vemos as pessoas fecharem-se à natalidade, não será isto uma desvalorização da vida como dom? Quando vemos, cada vez mais, serem valorizados os animais como uma espécie de prole, não será isto preocupante e revelador dum tempo de crise sobre o essencial...da vida?

2. Vida – mistério

Em cada pessoa há sempre um mistério – no sentido correto e espiritual do termo – que deve ser respeitado e valorizado, desde a conceção até à morte natural. O desenrolar da vida de cada um de nós faz-nos abrir ao mistério de Deus, que se imprime em nós e nos torna mais e mais divinos, pois, criados à imagem e semelhança de Deus, devemos prosseguir num itinerário que nos faz participantes e colaboradores do mistério de Deus neste mundo e em cada tempo... Como diz a estória da feitura da estátua, temos de tirar de nós mesmos o que encobre a ‘obra-prima’ divina em cada um de nós...Eis o mistério belo e simples, mas que implica esforço e trabalho...contínuos.

Nada temos a encobrir, pelo contrário, temos de saber descobrir novos horizontes e metas com os outros, tenham ou não a nossa fé, desde que sejam crentes na vida e em Deus, senhor da vida...eterna!

3. Vida – compromisso

Para que tal aconteça de verdade é necessário que a vida seja vivida segundo um compromisso de valores, onde a matriz espiritual – dizemo-lo do quadro cristão – motiva, conduz e cria sinergias com tudo, com todos...mesmo com a natureza, como nos recordou, tão bela e exigentemente, na sua encíclica ‘Louvado sejas’, o Papa Francisco.

Somos uma parte importante do projeto divino para a humanidade, por isso, não podemos desertar nem acobardar-nos com desculpas de que os políticos não fazem o que dizem ou de que os pregadores estão desconexos com o que apresentam aos outros...Temos de viver em compromisso com cada época da História e este tempo é o mais propício para que vivamos intensa e fecundamente em razão da construção de uma política nova, fundada na verdade, na transparência e no bem comum.  
 

António Sílvio Couto (asilviocouto@gmail.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário