Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sexta-feira, 7 de março de 2014

Viver na paciência


Dei comigo a refletir sobre uma palavra, que tem tanto de simples quanto de complexa: paciência. As pessoas dizem-se sem paciência. Os mais velhos perderam a paciência para com os novos. Estes, não o dizem, mas comportam-se como tal: sem paciência para com os mais velhos.

Que será, então, a paciência? Como podemos aferir que a temos? Em que circunstâncias a manifestamos, pela positiva ou negativamente? Antes de tudo ‘paciência’ pode decompor-se em ‘ciência’ da ‘paz’… isto é, ‘ciência da paz’. Creio que é isso que estou a precisar, mas também poderá ser isso que a pode alimentar a viver as provações que tem estado a viver… sobretudo na sua condição mais recente. Muitas vezes entendemos a ‘paciência’ como uma espécie de resignação, de desistência, de deixar correr… Mas ‘paciência’ é ativa na caridade, na fé e na esperança, pois nos faz viver no amor, na confiança e em atitude positiva em Deus e uns para com os outros. Sobretudo, a paciência é fruto do Espírito Santo… em nós.

 = Modalidades de paciência

De fato, há várias modalidades de paciência: a de Deus, a dos outros e aquela para connosco mesmos… Outras formas poderemos encontrar para falar desta caraterística dos nossos dias: a impaciência, manifestada em tantos e diversos momentos e situações.

- Paciência para connosco

Esta faceta da paciência é muito mais difícil do que possa parecer, pois exige de nós mesmos conhecimento, aceitação e maturidade. Conhecer a si mesmo é exigente e traz, por vezes, ligados aspetos de vida nem sempre fáceis de digerir, sobretudo quando isso tem ligado aspetos de sofrimento. A aceitação com paciência tem ligação a tudo quanto (positivo ou negativo) se viveu no passado, com a própria história pessoal e familiar e outros aspetos nem sempre fáceis de enquadrar, hoje. A maturidade que a paciência revela e faz crescer em maior maturidade ainda pode nem ter a ver só com a idade, mas com a disposição em enquadrar o que se vive no presente, numa abertura à sensibilidade de Deus no futuro. Digamos que a paciência para connosco mesmos tem ligação ao abandono à Providência divina, nem sempre fácil de viver numa época tão marcada pela pressa, pela superficialidade e pelo consumismo.

 - Paciência para com os outros

Esta vertente da paciência leva-nos a compreender nos outros o que nos custa a nós a viver, sendo mais exigentes para connosco e compreensivos para as debilidades e dificuldades dos outros. Quantas vezes os erros que apontamos aos outros mais não são do que os nossos próprios defeitos. Por isso, se sabemos o que nos custa corrigir-nos também nos fará ter paciência para com os outros sejam eles os mais próximos ou os que connosco se cruzam ocasionalmente. Como seria diferente o nosso espaço e o ambiente em que vivemos e existimos, se fossemos mais compreensivos e pacientes uns para com os outros. 

- Paciência de Deus… e (até) para com Deus

Como dizia recentemente o Papa Francisco: «a paciência de uma pessoa adulta [perante as provações], a paciência de Deus que nos carrega aos ombros é a paciência do povo». Com efeito, Deus é tão paciente para connosco, pois dando-nos tantos dons e graças, bênçãos e benefícios… mesmo sem os merecermos, continua à espera que correspondamos a tudo quanto Ele nos concede com misericórdia e amor.

Não será uma heresia dizer: ‘temos de ter paciência para com Deus’? Por certo se levarmos à letra que somos nós que devemos compreender o que Deus quer e não que seja Ele a entender o que nós queremos. No entanto, há tantas vezes que temos de pedir a paciência de Deus para entrarmos na lógica do que Ele quer, pois o seu tempo não é o nosso e os nossos critérios estão tantas vezes desfasados dos Seus. Deste modo podemos e devemos aprender a viver segundo do fruto do Espírito Santo, manifestado na paciência.

 

Na medida em que formos aprendendo a arte da paz – paciência – seremos capazes de construir a paz em nós mesmos, com os outros, porque a recebemos de Deus, que nos pacifica e faz caminhar na paciência… neste mundo conturbado, barulhento e perplexo.

 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário