Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novos caminhos e meios para ‘Apostolado do mar’


Realizou-se de 19 a 23 de Novembro, em Roma, na aula do Sínodo, Cidade do Vaticano, o XXIII  Congresso mundial do Apostolado do mar, subordinado ao tema: ‘A nova evangelização no mundo marítimo – novos meios e instrumentos para a proclamação da Boa nova’.

Participaram mais quatrocentas pessoas de setenta países, entre os quais Portugal, que esteve representado pelo Bispo promotor e pelo diretor nacional do Apostolado do mar. A presença de tantos participantes incluiu pessoas dos vários continentes: África (atlântica e índica), Ásia (desde Taiwan à Tailândia, passando pelo Japão e o Vietname), América (do norte, latina e central), Oceania (Austrália e Nova Zelândia), Europa (do norte, do sul, central e de leste), envolvendo bispos promotores e diretores nacionais, membros do Conselho Pontifício, delegados, clérigos e leigos, nas várias línguas, culturas e etnias, com expressões de fé, sobretudo, católica. Foram partilhadas várias experiências do ‘Apostolado do mar’, envolvendo a marinha mercante e a pesca, numa interligação de solidariedade (comites de bem-estar, de direitos humanos, de ações de pirataria, abandono de tripulações e aprezamento de barcos), com desafios para o futuro próximo... neste mundo do trabalho e das múltiplas expressões de fé... em dinâmica de nova evangelização.

 Do programa fizeram parte diversas vertentes do ‘Apostolado do mar’, desenrolando-se em cada dia um dos aspetos: a nova evangelização em geral, as relações eficazes com a indústria marítima, onde foi analisada a temática do ‘bem-estar como parte integrante da evangelização’. Um dos dias foi destinado à pesca. A questão da pirataria (com um testemunho muito vivencial) e a vertente dos navios de cruzeiro ocuparam também um dia. A encerrar o Congresso houve uma audiência com o Papa, tendo sido apresentada  uma mensagem de esperança e em confiança ao mundo marítimo.

= Ditos, fatos e números... ontem, hoje e para o futuro

Dada a riqueza de um congresso como este foi, deixamos breves referências a números que foram apresentados por vários dos oradores, citando ainda frases que nos ficaram a retinir nos ouvidos e no coração.

- Há, em todo o mundo, 36 milhões de pescadores e, em cada ano, 10% destes estão expostos a acidentes de trabalho.

- Em 2003, mais de três mil barcos foram sequestrados por piratas e, todos os dias, ainda hoje, cem mil marinheiros navegam em águas onde há piratas.

- ‘Temos de ser a voz profética dos que não têm voz’ (Bruno Ciceri, do Pontifício Conselho).

- 4 de Outubro de 2020: centenário da fundação do Apostolado do mar, em Glagow, Escócia.

- ‘A pesca sofre uma das maiores explorações... Estarão os pescadores defendidos?’ (Brandt Wagner, Genebra).

- ‘Fé que se exprime com a linguagem dos nomes dos barcos... Fé que se alimenta do terrível e do fascinante... Maria e os santos [são vistos] como guardas’... dos pescadores (Dirk Demaeght, Bélgica).

- Convenção Mundial do Trabalho (MLC 2006) entra em vigor a 20 de Agosto de 2013.

- Há 200 barcos de cruzeiro, ao nível mundial, que produzem 30 milhões de euros ao ano.

- ‘Cristo é maior do que a cultura [por vezes anti-cristã] e do que a Igreja’ (Hennie LaGrange, Grã-Bretanha).

- ‘A presença nos portos, as visitas quotidianas aos navios aí atracados e o acolhimento fraterno nas horas de pausa das tripulações, são o sinal visível da solicitude para com quem não pode dispor de um acompanhamento pastoral normal’ (Papa Bento XVI).

- ‘Sede o coração no mundo do mar... [apresentando] uma oportunidade de crescimento positivo’ (António Veglió, Conselho Pontifício).

Momentos como este do XXIII Congresso mundial do ‘Apostolado do mar’ fazem-nos perceber a catolicidade da Igreja e a dimensão específica desta entre cada povo e cultura... Novos caminhos se abrem!

 

António Sílvio Couto (asilviocouto@gmail.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário