Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



sábado, 9 de fevereiro de 2019

Na era digital


«A cultura digital, além de ter relativizado o conceito de verdade, parece que varreu os próprios conceitos de ‘tempo’ e de ‘espaço’…A cultura da internet usa exatamente os nossos termos, mas com significados diferentes…A internet é uma cultura antes de ser um instrumento de informação e coloca grandes problemas mesmo do ponto de vista ético» (*)



Vivemos, de facto, numa nova cultura. Depois da designada era de Gutenberg (século XV) ou da era de Marconi (século XX), estamos a viver numa era diferente: a era digital… depois da invenção da imprensa e da telegrafia sem fios, estamos a dar mais um passo na evolução da Humanidade.

No entanto, esta era nova do digital representa, simboliza e traz conquistas, desafios, riscos, perigos e algo mais do que uma mera adaptação do uso destes recursos ainda na sua idade primitiva.



Tecnologicamente estamos a viver aquilo que alguns entendidos consideram a ‘terceira revolução industrial’, criando novas formas de comunicar, de dar suporte às informações e mesmo às produções diversificadas. A rápida interconexão entre as pessoas parece que se faz se nos darmos conta que estamos a usufruir de algo sobre o qual não temos total controlo. Em 2010 havia 1,8 mil milhões de utilizadores da internet. Em 2016 a cifra era colocada em 3,9 mil milhões de utilizadores…

Tal como noutras épocas também nesta ‘era digital’ precisamos de ser mais do que meros utilizadores para sermos consciente e responsavelmente participantes desta nova cultura, por forma a não nos vermos ultrapassados pela tecnologia, podendo virmos a ser escravos da ‘nossa’ possível evolução… 

= Vejamos algumas das caraterizações desta ‘era digital’: «a era digital é caraterizada pela tecnologia que aumenta a velocidade e a amplitude da rotatividade de conhecimento dentro da economia e da sociedade», diz um autor americano.

Atendendo a que estamos dentro do processo da era digital talvez possa ser oportuno perceber prevenções provenientes de quem vê, interpreta e refere esta nova cultura à luz dos valores do Evangelho. Em 2011, o Papa Bento XVI intitulou a mensagem para o 45.º dia mundial das comunicações sociais: ‘verdade, anúncio e autenticidade de vida na era do digital’. Citamos:

«Vai-se tornando cada vez mais comum a convicção de que, tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais. As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão.
(...) A distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a
comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha. Esta dinâmica contribuiu para uma renovada avaliação da comunicação, considerada primariamente como diálogo, intercâmbio, solidariedade e criação de relações positivas».
Esta nova cultura originada e feita na era digital coloca, segundo Bento XVI, várias questões: «Quem é o meu “próximo” neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo “diferente” daquele onde vivemos? Temos tempo para refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras?».

Mal vai a nossa perceção do tempo em que vivemos, se ainda não sintonizamos com as potencialidades e os riscos desta era nova digital… O assunto é complexo e merece maior reflexão! 



(*) Das intervenções de D. Rino Fisichella, nas jornadas de atualização do clero das dioceses ao sul do Tejo, que fez nos dias 28 e 29 de janeiro, em Albufeira.



 António Sílvio Couto








Sem comentários:

Enviar um comentário