Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

De aselhice em aselhice…

 
Quando perguntado sobre a divulgação duns cartazes de propaganda, o entrevistado disse: ‘isso foi uma aselhice’….quer os factos neles contidos, quer ao difundi-los… atendendo ao desenvolvimento dos acontecimentos mais recentes… Se é que não continuaremos a ver mais novidades na aselhice!

Mais do que um fait-divers deste tempo de verão, aqueles episódios – não fosse grave o momento social e o futuro que está em jogo – não passariam de anedotas a provocar algum sorriso. Mas nada disso se pode aceitar, pois se quis (assim pareceu) brincar com as pessoas envolvidas e, sobretudo, ocupar os espaços publicitários com outdoors menos adequados à realidade nacional.

= Estamos a pouco mais de mês e meio das eleições e parece que o nível das discussões, dos argumentos e mesmo das propostas não subirá muito acima do ridículo…do costume. As romarias (de gente para ocupar os espaços dos eventos) já começaram. As comezainas já ocupam o seu tempo e marcam o seu lugar. Entre uns ditos e outros factos se vai percebendo que o resultado previsto na secretaria (dalgumas televisões e umas tantas rádios) parece não se ajustar com a realidade do terreno… mesmo que possa haver sondagens para todos e os demais gostos e feitios… As redes sociais terão o seu protagonismo, claramente!

= Como sempre o que vai a juízo é aquilo que foi feito. Foram anos duros e de contenção. Mas os resultados parecem contrariar as opções de outros que, na Europa, viveram idênticas condições que nós. Eles apertam agora ainda mais na austeridade e nós vamos vendo onde poderíamos cair, se fossem seguidas as ideias de certos mentores ideológicos cá da nossa banda… O corrupio de elogios e de visitas aos vencedores de lá como que deviam envergonhar agora os seus defensores por cá… Não somos iguais nem na forma e muito menos no conteúdo!

= A tal sensação de ‘quanto pior melhor’ está a vier novamente à tona das águas turvas e peçonhentas de certas mentes e consequentes palavras. Há quem conte bastante com a sua esperteza, mas que continue a esquecer-se da inteligência dos outros… Vivemos num mundo pluralista, mas nem tudo vale só quando vem dos da nossa cor ou ideologia. Precisamos de honestidade intelectual e emocional ou tornaremos a vida política (pública ou privada) num pântano semeado de lacraus e moscas.

= Agora que somos chamados a avaliar o que foi feito, não podemos tentar continuar a varrer para debaixo do tapete as incompetências daqueles que nos fizeram viver tão dura prova… Já foram avaliados nas votações, mas (infelizmente) fazem ainda parte do problema e, não será por ignorá-los ou evitá-los, que se tornarão solução… antes pelo contrário. Mal vai um país – e porque não um partido ou uma qualquer associação ou coletividade! – que tenta esconder (alguns) atores que fizeram a história. Isso fazia-se em certos regimes e situações de limpeza étnica e ideológica. A dignidade estará em assumir os erros e aprender com eles… o que não temos visto em muitos dos intervenientes atuais da nossa vida política e social.

= De facto, está na hora de acabar com tanta aselhice, pois de ‘amadores’ só apreciamos aqueles que ‘fazem porque amam’ as causas a que se entregam. Não podemos continuar a usar as pessoas só quando nos interessam, mas devemos interessar-nos pelas pessoas que podemos e devemos ajudar. A ver pelo QI de certos intérpretes da nossa vida pública, parece que teremos de modificar a tabela de prestação de serviços, pois em muitos casos o QE não ajuda a conseguir boa execução de provas.

= Temos o que merecemos. Teremos, então, de investir mais na razoabilidade das aspirações como Nação e não poderemos querer ser bons na Europa se nos conformamos com a mediocridade em tantas das situações atuais e futuras. Como dizia o avô ao neto: somos descendentes dos que ficaram, quando outros saíram à descoberta de novos mundos… ontem como hoje e no futuro!      
 

António Sílvio Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário