Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



quarta-feira, 12 de setembro de 2018

O povo precisa de festa…


Desde tempos imemoriais que o ritmo da festa foi essencial para a vida dos povos. Estes muitas vezes contam o seu ‘tempo’ pela data da ‘sua’ festa – religiosa ou não – valendo, nalguns casos, muito para além das outras grandes (páscoa e natal) comuns, mas essas são de todos…

De facto, a festa de cada localidade, região ou país é como que catártica de toda a vida dessa região (ou religião) ou povoado… Num tempo de cristandade era comum colocar essa festa sob a tutela dalgum santo/a, de invocação/evocação de Nossa Senhora ou mesmo dalguma faceta do mistério de Cristo… Agora que estamos a viver um processo crescente de descristianização – nalguns casos já se verifica uma espécie de neo-paganização – há quem pretenda servir-se da ‘tradição’ religiosa para a fazer subverter numa outra componente mais social, um tanto ou quanto politizada e/ou num aspeto cultural a gosto… do que se pretenda atingir a curto ou a médio prazo.

Os ingredientes das festas vão-se como que generalizando para a dimensão mais lúdica do que espiritual, vão-se tornando oportunidades para distrair o povo, usando-o como complemento e não como sujeito. Em certas ocasiões vamos vendo crescer uma apetência para propor elementos quase espúrios à cultural local para ir impondo gostos e modas de duvidoso conteúdo humano e cultural mais consentâneo com esse povo que pode e deve fazer festa sem se alienar nem sem ser usado para objetivos subterrâneos nem sempre percetíveis a olho nu…  

Da religiosidade natural

Muito daquilo que vivemos, mais ou menos inconscientemente, por ocasião das festas – religiosas e/ou populares – está eivado dum quê de religiosidade natural, na medida em que se reflete alguma ligação à terra e àquilo que é o ritmo da vida em consonância com o ciclo da natureza, que nos faz viver e conviver. De facto ´, muitas das nossas festas – por vezes apelidando isso de tradição – fazem-nos estar numa referência às raízes ancestrais em que muito daquilo que vivemos se situa na linha de tantas outras correntes em muitos outros lugares tão distantes quão diversos…O problema é uma certa ignorância em que se pretende fazer da ‘sua’ festa um bairrismo quase atrevido porque atuando por desconhecimento, que não nos une, como devia, a tantas outras partes do país e até do mundo…mesmo que com matizes mais ou menos aceitáveis e com conteúdo…cultural específico.

Será aceitável gastar rios de dinheiro em coisas perfeitamente escusadas como foguetes e arranjos de gosto duvidoso, tentando justificar isso com alguma ‘tradição’ menos bem fundamentada e razoável? Não será um tanto questionável manter certos ‘ritos’ se estiverem esgotadas as razões que os fizeram surgir?  

... À evangelização renovada

«A religiosidade popular não tem uma relação, necessariamente, com a revelação cristã. Porém, em muitas regiões, exprimindo-se numa sociedade impregnada de diversas formas de elementos cristãos, dá lugar a uma espécie de ‘catolicismo popular’, no qual coexistem, mais ou menos harmoniosamente, elementos provenientes do sentido religioso da vida, da cultura própria de determinado povo e da revelação cristã».

Este excerto do ‘Diretório sobre piedade popular e liturgia’, n.º 10, faz-nos considerar que há sementes de cristianismo disseminadas por muitas manifestações de índole popular – sobretudo tem em conta o background cristão de outros tempos na Europa em geral e no nosso país em particular – embora se tenha de estar, cada vez mais atento, para que isso não seja infetado de paganismo em muito daquilo que já teve expressão de fé cristã.

Os elementos da designada ‘piedade/religiosidade popular’ precisam de ter presente a dimensão bíblica, a inspiração antropológica, a referência litúrgica, sem esquecer a sensibilidade ecuménica.

Não teremos de aproveitar muito mais as nossas festas, com algum sabor a religião, para lhes dar dimensão querigmática atualizada? Não andaremos a suportar ‘festas’ onde se exibe mais a vaidade do que consciência cívica de pertença e de solidariedade? Não teremos de desembrulhar muito mais Cristo nas nossas festas, feitas ao sabor de gostos um tanto suspeitos e com objetivos pouco claros?      

 

António Sílvio Couto



Sem comentários:

Enviar um comentário