Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 22 de março de 2016

Páscoa – celebrar ou gozar a Vida?


Dizem os noticiadores – isto é, os que fazem e fornecem as notícias, que é muito mais do que os factos reais – que os hotéis da capital e do norte do país estão esgotados para as ‘férias da Páscoa’… com nacionais e estrangeiros, numa simbiose de interesses e de sucessos.

Sobre este fenómeno crescente de ‘férias’ por ocasião da Páscoa, poderemos elencar algumas questões: isto significa que se está a criar uma nova onda de recuperação económica ou está-se a lançar mais um estado de descontração psicológica? Tenta-se arranjar distrações humanas e ‘culturais’ ou divergem-se as fontes de ocupação do tempo, quando Deus pode não ter espaço nem oportunidade? Estar-se-á a fazer uma cultura sem culto ou a gerir um culto à revelia duma certa cultura cristã?

Num mundo algo atemorizado com manifestações de terrorismo em várias latitudes e confrontos, este nosso país ainda vai usufruindo dalguma pacatez, servindo quase de alternativa a outros destinos mais apetecíveis, mas, por agora, perigosos. Até a confusão político-social do Brasil se conjuga para que as nossas terras sirvam de refúgio para os mais acautelados…

Dizem que os mais díspares espaços de lazer (com praias incluídas) estão preenchidos quase na totalidade, tanto dentro como fora do país… Parece que não há crise nem as contenções mínimas têm lugar para uma razoável maioria… de cidadãos normais.

= Certamente todos sabemos como se calcula a data da celebração da Páscoa, em contexto católico! Recordamos: ocorre no primeiro domingo depois da lua cheia após o equinócio da primavera (no hemisfério norte)…tendo como data mínima o dia 22 de março e como máxima o dia 25 de abril. Por isso, se verifica a variação e as contingências climatéricas, aliadas às razões mais ou menos espirituais, sociais, culturais e/ou circunstâncias de cada lugar ou em cada tempo.

Com que facilidade vemos surgirem simbologias que se referem à vida, como os ovos (pintados ou com outros adereços e significações), pululam coelhos…numa representação da vida nova e da fertilidade. Outros símbolos configuram uma leitura mais religiosa, como o cordeiro – numa alusão ao ‘cordeiro pascal’ da páscoa judaica – e até como elemento de culinária; também as velas – círio pascal ou velas batismais – nos fornecem elementos de reflexão e com conteúdo espiritual… Até mesmos as doçarias têm algo a ver com a festa e a confraternização humana… Poderemos ainda incluir na lista de símbolos pascais, com incidência mais cristã, a cruz – sobretudo florida, sinal de amor e de ressurreição – pão e vinho, bem como outros sinais de conteúdo cristão e católico em particular…

= Por agora vamos sentindo uma nota de algum afastamento das pessoas (ditas) praticantes da sua fé, sobretudo, em contexto de vida paroquial mais ou menos habitual. Por estes dias um senhor bispo até referiu que a páscoa não se pode reduzir a amêndoas e folares!...

Tudo isto soaria a prevenção, se as pessoas escutassem as advertências, mas como uma parte significativa vive ao seu ritmo religioso, escutando mais as memórias de experiências passadas do que se deixa conduzir pelo compromisso de vida cristã comunitária, vemos esvaziarem-se as paróquias, escoarem-se os mais novos, inventarem-se ocupações e diversões… para estes dias, que deveriam ser fundamentais para celebração da Vida em Cristo na Igreja.    

Deixamos, por isso, algumas inquietações sobre se a celebração da Páscoa, este ano em particular, é para celebrar a Vida – a de Jesus por nós e a nossa de uns pelos outros – ou se preferimos gozar a vida, mais como vidinha imediata e hedonista – mesmo que nos fervores religiosos mais ou menos individuais e talvez egoístas – que vai dando sinais complicados e delicados.

E, se de repente, tivéssemos de mudar os nossos projetos pessoais, se algo de grave acontecesse, como uma calamidade, um atentado terrorista, um acidente, uma doença… Talvez ao vermos isso ao perto ou ao longe tenhamos de questionar-nos muito mais do que, habitualmente, fazemos.

Celebrar a Páscoa é, essencialmente, celebrar a vida como dom e como mistério!

 
António Sílvio Couto


Sem comentários:

Enviar um comentário