Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



terça-feira, 4 de junho de 2019

Do Pentecostes judaico ao Pentecostes cristão



À semelhança do que aconteceu com a Páscoa, assim o Pentecostes do tempo de Jesus coincidiu com a festa judaica, isto é, a Páscoa de Jesus (paixão-morte-ressurreição) deu-se, cronológica e historicamente, quando acontecia a celebração da Páscoa judaica, assim, cinquenta dias depois, é o que significa ‘Pentecostes’, se celebrava, em Jerusalém, com solenidade, por seu turno, no Pentecostes cristão dá-se a manifestação do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos no Cenáculo.
Vejamos a identidade de cada momento de Pentecostes nestas etapas da revelação na Sagrada Escritura:

* Pentecostes judaico – de festa agrícola à celebração da Lei



Tal como outros momentos de festa entre o povo judaico também o Pentecostes teve início em ritos de natureza agrícola e em vivências do ritmo de vida ligado à terra…portanto, já numa etapa de estabilização do povo de Deus.
O Pentecostes começou por ser uma ‘festa de colheitas’ (Ex 23,16), em que eram oferecidas as primícias dos produtos da terra (Ex 24,32; Num 28.26) e, por conseguinte, uma festa alegre (Is 9,2) e de ação de graças, em que se dava graças a Deus pela colheita do trigo. A esta festa essencialmente agrária, se deu também o nome de ‘festa das semanas’ porque era celebrada sete semanas depois da ‘festa dos ázimos’ (Páscoa), tendo-lhe sido dado um sentido histórico, na qual se celebrava a promulgação da lei moisaica no Sinai… e isso trazia, em peregrinação a Jerusalém, milhares de judeus espalhados pelo mundo… tal se verá na descrição do livro dos Actos dos Apóstolos, já em contexto de celebração do Pentecostes cristão.
* Pentecostes cristão – derramamento do Espírito Santo





Em Act 2,1-11 se relata a manifestação do Espírito Santo, no dia do Pentecostes. Nesta celebração histórica do Pentecostes cristão encontramos breves resquícios da confluência de festas verificadas no Pentecostes judaico: diz dos discípulos (Act 2,13) que estavam cheios de vinho doce, ora este era um dos primeiros frutos da videira e era oferecido na festa judaica em primícia no templo de Jerusalém. Faz-se referência à multidão dos peregrinos (Act 2,9-11) numa espécie de amálgama de pessoas que poderiam trazer confusões, senão fossem bem orientados. Por outro lado, os sinais – línguas de fogo e glossolalia – com que os discípulos são abençoados e como se comunicam, fazem desse momento o cumprimento duma nova Lei – a do Decálogo era suplantada – na força do Espírito Santo.
Digamos: se a promulgação da Lei no monte Sinai foi algo constitutivo do povo de Deus na revelação a Israel, o derramamento do Espírito Santo marca o dia zero da Igreja de Cristo com uma linguagem nova, já não a dos homens, mas a de Deus e com sinais de comunhão pelo entendimento daquilo que é dito na diversidade dos vários povos, línguas e culturas.
Na identidade cristã da Europa, nós, em Portugal, somos dos poucos povos que não verteram em feriado nacional o dia seguinte ao Pentecostes… Falta de tradição ou de consciência de pertença?  

Recorremos às palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972), onde se faz um solene contraste entre a Igreja/pessoa conduzida pelo Espírito Santo ou quem não se deixa conduzir:

“Sem o Espírito Santo, Deus está distante,

o Cristo permanece no passado, o Evangelho uma letra morta,

a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder,

a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo,

e a ação moral uma ação de escravos”.
Queremos estar mesmo sob a condução do Espírito Santo? Estaremos aí sintonizados?

Em Igreja deixemos que o Espírito de Deus nos conduza e nos guie sempre mais e, sobretudo, melhor!

 

António Sílvio Couto


Sem comentários:

Enviar um comentário