Partilha de perspectivas... tanto quanto atualizadas.



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Paróquia da Moita - Caminhada da família em família


Na Quaresma deste ano, a Paróquia da Moita quer estar em consonância com a proposta de caminhada diocesana sobre a família. Assim o tema da vivência paroquial situa-se na linha da ‘Caminhada da família em família’, tanto no desenrolar dos domingos como nas propostas de devoção como a via-sacra e da preparação do sacramento da penitência e através do exame de consciência.
Os domingos da Quaresma têm por tema, dinâmica e simbologia:
- I domingo (5.3): tentações - ‘da família recebemos’ e colocamos uma grande cruz no espaço celebrativo, como sinal da nossa caminhada... e meta.
- II domingo (12.3): transfiguração - ‘em família escutamos’, fazemos a entronização da Bíblia, convidando particularmente os avós a participarem.
- III domingo (19.3): samaritana - ‘na família cremos’, uma bilha com água nos faz alusão ao texto bíblico, convidando os pais (masculinos) a participarem em momento celebrativo com o ‘dia do pai’...
- IV domingo (26.3): cego - ‘com a família vemos’, sendo incluída uma vela alusiva à luz que iluminou o cego e convidamos as mães a participarem mais ativamente.
- V domingo (2.4): Lázaro - ‘como família vamos’, convidando os filhos/irmãos a participarem e usamos como sinal a veste branca do batismo, numa referência à veste de ressuscitado de Lázaro...
A via-sacra semanal, à sexta-feira, será dinamizada por famílias que se disponibilizaram a ajudar a rezar. As várias etapas (‘estações’) da via-sacra percorrem a proposta tradicional e incluem ainda textos do magistério da Igreja católica sobre a família, rezando com a família e pela família. Para as crianças foi também sugerido um texto adaptado à idade, segundo a via-sacra bíblica fomentada pelo Papa João Paulo II... Esta vivência de oração será usada na procissão do Senhor dos Passos, na tarde do domingo de Ramos.
O ‘exame de consciência’ preparatório da celebração do sacramento da Penitência e reconciliação segue os treze passos de 1 Cor 13,4-7 (hino da caridade), aprofundado pelo Papa Francisco na exortação apostólica pós-sinodal ‘A alegria do amor’ (n.ºs 89-119). Os vários grupos de catequese terão momentos específicos, em pequeno grupo, para a celebração do sacramento, sendo acompanhados pelos respetivos pais e avós.
De referir que, ao longo da Quaresma, é proposta a participação de todos nas conferências quaresmais diocesanas com o senhor Bispo D. José Ornelas.

António Sílvio Couto




Sem comentários:

Enviar um comentário